Como esterilizar potes de vidro da maneira correta

Conservar os alimentos é uma boa maneira de mantê-los em perfeitas condições por um longo período de tempo. Há um grande número de produtos no mercado que são acondicionados  de acordo com esse método, mas também podemos fazer nossas próprias conservas de frutas, vegetais, etc.

Para isso, será necessário primeiro realizar um processo de esterilização dos potes para que os alimentos sejam conservados em condições ótimas. Neste artigo explicamos como esterilizar potes de conserva.

Vai precisar:
Potes de vidro
Panela grande
Pano
Água

Foto: Tarrosdecristal.com

 

Passos a seguir:

1. A primeira coisa a fazer para preparar os potes de conserva é escolher os potes mais adequados. O tamanho também deve ser adequado para cada alimento que vai preservar.

2. Lembre-se de que não precisa comprar potes ou garrafas especificamente para esta tarefa, mas pode reutilizar aqueles que já tem em casa. Além de fazer conservas, pode ver aqui muitas outras ideias sobre como tirar o máximo proveito dos recipientes.

3. Uma vez escolhidos os potes, você deve lavá-los bem para que fiquem bem limpos, tanto por dentro quanto por fora. Pode lavá-los à mão ou colocá-los na máquina de lavar louça.

4. O próximo passo na esterilização de frascos de conserva é escolher uma panela suficientemente grande e colocar um pano dobrado no fundo, cobrindo toda a base.

5. Em seguida, coloque os potes abertos no fundo, certificando-se de que eles estejam separados um do outro. Faça o mesmo com as tampas e, se elas não couberem, repita o mesmo processo.

6. Em seguida, encher a panela com água, certificando-se de que os potes estejam completamente cheios.

7. O próximo passo no processo de esterilização dos frascos de conserva é colocar a panela no fogo por cerca de 10 minutos.

8. Depois desse tempo, retire os potes usando pinças e deixe-os esfriar de cabeça para baixo em papel toalha.

9. Uma vez esterilizados os potes, o próximo passo é iniciar o processo de envasar. Você pode preparar suas próprias conservas de frutas, entre outras ideias.