Como aliviar a dor no ombro com estas soluções caseiras

Saiba como diminuir a dor no ombro, uma situação muito incômoda e incapacitante, já que a articulação do ombro nos permite interagir com o ambiente de maneira eficiente. Existem diferentes tipos de lesões que podem causar dor, inflamação e incapacidade de se mover. Além disso, a inflamação pode se tornar crônica se não for tratada a tempo.

Primeiro de tudo, você deve saber que a dor no ombro é mais comum do que você imagina e, mais importante, que tem solução. Há momentos em que será necessário consultar um médico se a dor envolver luxações e fraturas. Estas duas situações são devidas a lesões nessa área.

As patologias mais comuns relacionadas à dor no ombro incluem:
Osteoartrite
Artrite
Tendinite
Calcificações nos tendões
Homem malhando na academia
Além disso, há vários problemas que podem levar a esse incômodo:

Luxação
A luxação ou deslocamento ocorre quando a cabeça do osso do braço é forçada para fora da cavidade do ombro. Isso pode ocorrer devido ao uso excessivo, torções ou pancadas.
Quando os ligamentos, tendões e músculos ao redor do ombro estão frouxos ou rasgados, as luxações podem ocorrer repetidamente. Isso causa dor e instabilidade se o braço for levantado ou ao ser movido para a frente.

Bursite
As bursas ou bolsas agem como almofadas que reduzem o atrito entre músculos e ossos.
O uso excessivo do ombro pode levar à inflamação das bursas, que causa dor e afeta o desempenho das atividades diárias, como pentear os cabelos ou se vestir.

Tendinite
Os tendões são compostos de fibras do tecido conjuntivo e têm a função de ligar músculos e ossos. A tendinite ou inflamação de um tendão geralmente é causada por exercícios repetitivos sem a postura correta. Também pode aparecer associado a outras lesões, como entorses.

Fratura
As fraturas são o resultado de um osso quebrado. Elas geralmente ocorrem devido a quedas ou lesões de alto impacto, como acidentes esportivos ou com veículos motorizados. Elas causam dor e inflamação severas.

Osteoartrite
Geralmente se desenvolve devido ao desgaste progressivo das articulações, embora também seja associada a lesões e infecções dos músculos e tendões.
Manifesta-se com inflamação, dor e rigidez.

Artrite reumatoide
É uma doença autoimune que causa inflamação nas articulações. Neste caso, manifesta-se com dor, inchaço, vermelhidão e deformação.

Algumas orientações para evitar a dor no ombro
Você nunca deve exceder a capacidade do seu corpo. Se você perceber que o que deseja levantar ou carregar gera um trabalho muito grande, é melhor pedir ajuda.Tenha cuidado quando for à academia. Muitas vezes acredita-se que, ao levantar mais peso, os músculos se fortalecerão mais rapidamente. Tudo deve ser progressivo se você não quiser se machucar.

Fazer exercícios regulares melhora a função de todo o corpo, impedindo que você se machuque facilmente.
Você deve movimentar cada segmento do corpo antes de iniciar qualquer atividade, como forma de aquecimento; se você não fizer isso, terá grandes chances de se machucar. Lembre-se de se alongar antes e depois da atividade.

Receitas naturais para diminuir a dor no ombro
Os remédios naturais sempre serão nossos grandes aliados para aliviar o desconforto. Se a dor persistir ou se for referente a um ferimento grave, você deve consultar um especialista, pois estes casos devem ser tratados com medicação.

1. Alecrim para articulações reumáticas ou artríticas
Ingredientes:
½ xícara de folhas de alecrim (100 g)
1 colher de sopa de óleo de cravo (15 ml)
1 xícara de óleo vegetal (250 ml)

Utensílios:
Gaze
Bolinhas de algodão

Preparação:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e aqueça.
Espere que comece a ferver e deixe assim por mais dois minutos.
Remova e deixe descansar.
Molhe as bolinhas de algodão, coloque-as no ombro e cubra bem com a gaze.
Deixe durante a noite.

2. Limão para a artrite
Para dor artrítica, nada melhor que as propriedades anti-inflamatórias do limão.

Ingredientes:
O suco de 5 limões
Uma colher de mel (25 g)
Preparação:
Combine os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
Tome com o estômago vazio todos os dias até notar uma melhora

3. Creme mentolado:
Já que estamos procurando alternativas que podemos fazer em nossa casa, a seguir vamos contar como preparar o seu próprio creme mentolado para uso em massagens que ajudarão a aliviar a dor e o desconforto.

Ingredientes
1 xícara de hamamélis (200 g)
4 colheres de sopa de lanolina (60 ml)
6 colheres de sopa de mentol (90 ml)

Preparação:
Aqueça todos os ingredientes em banho-maria até obter uma pasta espessa.
Retire do fogo e deixe a preparação esfriar bem.
Quando estiver pronta, aplique-a com uma massagem circular suave.
Deixe agir durante a noite.