Casar faz bem para a saúde: diminui níveis de estresse e doenças cardíacas, segundo estudo

Resultado de imagem para Casamento

Estudo tem sugerido que as pessoas casadas são mais saudáveis do que aquelas que são solteiras, divorciadas ou viúvas. Um novo estudo da Universidade Carnegie Mellon fornece a primeira evidência biológica que apoia essa pesquisa.

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos casados tiveram níveis mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse, mais do que aqueles que nunca se casaram ou já foram casados anteriormente. Esses dados apoiam a ideia de que pessoas que não são casadas sofrem mais estresse psicológico do que indivíduos que são casados.

Ao longo de três dias esporádicos, os pesquisadores coletaram amostras de saliva de 572 adultos saudáveis com idade entre 21 e 55 anos. Várias amostras foram colhidas durante um período de 24 horas e testadas quanto aos níveis de cortisol apresentados.

Os resultados mostraram que os participantes casados tiveram níveis mais baixos de cortisol do que as pessoas que nunca casaram ou que já foram casadas anteriormente.

Os pesquisadores também compararam os níveis de cortisol diário de cada pessoa. Por exemplo, os níveis de cortisol quando uma pessoa acorda e e o aumento ou declínio durante o dia.

Aqueles que eram casados mostraram um declínio mais rápido de cortisol. Um teste padrão também mostrou que pessoas casadas têm menos doenças cardíacas e um nível de sobrevivência mais longa entre os pacientes com câncer.