Carambola possui muitas vitaminas, minerais, antioxidantes e outros importantes nutrientes para a nossa saúde. É cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto e as suas formas de consumo são variadas e típicas de acordo com cada região.
Além de ser uma fruta muito saborosa e com poucas calorias (aproximadamente 35 calorias em 100g), a carambola é rica em nutrientes que fazem muito bem à saúde, como sais minerais (cálcio, fósforo e ferro); vitaminas A, do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina, vitamina B6) e C; e substâncias antioxidantes que ajudam a combater a ação maléfica dos radicais livres.
Os benefícios da carambola:
A riqueza de nutrientes da carambola proporciona inúmeros benefícios à saúde, dentre os quais podemos citar os seguintes:
Por ser rica em substâncias antioxidantes, o consumo regular da carambola pode retardar o processo de envelhecimento, combatendo os radicais livres que causam danos às células;
A carambola é rica em flavonoides que possuem efeitos anti-inflamatórios. Por este motivo, tem sido utilizada no tratamento de doenças de pele, como a psoríase e a dermatite atópica. Além das substâncias antioxidantes, a fruta também possui elevado teor de água, que ajuda a hidratar a pele, e propriedades anti-microbianas que atuam na prevenção da acne, espinhas e outras infecções de pele;
Rica fonte de fibra solúvel, a carambola ajuda a melhorar o processo de digestão, atuando nos movimentos intestinais e na prevenção da constipação;
Por ser uma fruta de baixo teor de açúcar, a carambola é uma boa escolha para pessoas que sofrem de diabetes; ela tem o poder de baixar o açúcar no sangue. Além das propriedades hipoglicemiantes, a carambola tem fibras que também dificultam a subida repentina de açúcar no sangue.
A carambola fornece quase 57% da necessidade diária de vitamina C e, por isso, atua no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra gripes e resfriados;
A carambola também auxilia no combate à febre e atua contra escorbuto. Além disso, as suas sementes trituradas são usadas como um sedativo em casos de asma e cólicas.
É indicada na dieta de mulheres grávidas, isto por ser uma boa fonte de vitaminas, como ácido fólico e outros nutrientes que são essenciais para a saúde da mãe e do feto.
Combate o colesterol, pois tem fibras que evitam que o corpo absorva o colesterol, para isso basta comer uma taça de carambola como sobremesa ao almoço;
Consumo:
Geralmente, as frutas maduras são utilizadas em saladas, sucos e no preparo de gelatinas, geleias e caldas; já o suco de carambola é usado como tempero.
Vamos mostrar como você pode fazer um delicioso suco de carambola, que além de refrescante também irá ajudá-lo a permanecer saudável, tanto na saúde do corpo, como aquela estética:
Veja como fazer:
Ingredientes:
1 limão (suco),1 colher de sopa de mel, 1 litro de água potável, 2 colheres de sopa de pó de gengibre, 2 carambolas cortadas em pedaços pequenos.
Preparação:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.
Modo de uso:
O ideal é consumir esse suco como se ele fosse um remédio natural, que deve ser consumido todas as manhas em jejum por 4 semanas.
Contra indicação:
Pessoas com insuficiência renal não devem fazer uso, porque a carambola tem uma toxina que esses pacientes não conseguem eliminar do corpo. Como a toxina não é eliminada, ela aumenta no sangue, podendo provocar sintomas como vômitos, confusão mental e, em casos graves, até convulsões.
Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.