Benefícios do Alcaçuz e para que serve

Originária da Europa, a raiz de Alcaçuz ou Regaliz, tem grande poder na medicina natural. Em países Europeus como a Itália, o regaliz mais conhecido como Liquizia é a matéria prima das balas mais amadas pelas crianças italianas.
Na Espanha, por exemplo, o alcaçuz é utilizado para adoçar bebidas, é também confeccionado em forma de pastilhas para um hálito limpo e refrescante.
Mas o que poucos sabem é que essa raiz possui benefícios maravilhosos que vão desde combater a obesidade a prevenir e tratar inúmeras doenças. Alcaçuz é obtido a partir de uma planta, especificamente conhecido como pau doce.
Embora seu uso é difundido como protetor da garganta, entre suas propriedades devemos enfatizar o efeito digestivo que tem. É por isso que é conhecido em todo o mundo sendo conhecida em cada parte com um nome diferente.
Sua utilidade é reconhecida desde os tempos antigos e nunca parou de ser utilizada da infância a fase adulta, seus benefícios são extraordinários.
Suas propriedades e benefícios são: anti-inflamatória, diurética, antiespasmódica, antimicrobiana, expectorante, mucolítica, antitússico, anti-viral, antioxidante, antitóxica, antisséptico, tônica, antifúngica, laxante.
Uma das principais características dessa raiz é seu efeito anti-espasmódico, e isso traz benefícios principalmente para quem apresenta doenças de estômago como cólicas ou de outra série de males que afetam o nosso sistema digestivo.
Além disso, é muito útil para no tratamento de diarreias em crianças e adultos. Portanto ingerir uma infusão desta planta depois de suas refeições, vai ajudar a melhorar a digestão e a assimilação dos alimentos.
É indicada também em casos de: tosse seca ou tosse com catarro, gastrite, úlcera gástrica,bronquite, dermatite, gripe, problemas de pele, viroses, mau hálito, limpeza do organismo, asma, alergia, bronquite, diabete, hepatite, difteria, tétano e desequilíbrios hormonais. Age também contra a infertilidade.
Também é ótima para quem deseja emagrecer. O consumo do chá de alcaçuz em jejum controla a fome, e a saciedade. Após as refeições também se aconselha tomar uma xícara do chá, pois vai acelerar a digestão e melhorar o potencial de absorção dos alimentos. Como a raiz é doce, o chá vai te ajudar a controlar a compulsão por doces!
Preparando o chá
Ingredientes: 1 litro de água,30 g de alcaçuz (folha ou a raiz seca, você encontra em lojas de produtos naturais ). Preparo: Leve ao fogo a água, junte as folhas secas e deixe ferver por 10 minutos, desligue o fogo, e abafe por mais 10 minutos e pronto.
Obs: este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.
Veja mais posts
Sobre o Autor