Bebidas energéticas, também conhecidas como energy drinks, podem ser compradas livremente em qualquer supermercado. Não há restrições quanto à quantidade ou idade do consumidor, mas essas bebidas podem causar sérios danos a quem as bebe.
Os estudos que investigaram as respostas do corpo ao consumo constante são inúmeros e todos concordam que as bebidas energéticas devem ser evitadas: elas são mais perigosas do que você imagina.
Elas geralmente são consumidas por aqueles que precisam melhorar seu desempenho físico e mental – são muito usados entre estudantes e em ginásios.
Estas bebidas são ricas em cafeína e açúcares, ingredientes essenciais para o bom funcionamento dos músculos e do cérebro. Mas elas também têm inúmeros efeitos colaterais.
Um estudo dinamarquês verificou que os efeitos negativos resultantes do consumo de bebidas energéticas apareceram em 42% dos participantes.
Quais são os efeitos colaterais das bebidas energéticas?
Ansiedade e inquietação
Insônia
Taquicardia
Em pessoas já predispostas à problemas cardíacos, ansiedade e ataques de pânico, os efeitos também podem chegar a algo mais grave, pois aumentam o batimento e a pressão arterial.
Infelizmente, essas bebidas são muito comuns entre os jovens, que perdem facilmente o controle do que fazem: um menino morreu depois de ingerir muitas bebidas energéticas enquanto jogava videogame.
Não devemos esquecer que, sendo bebidas muito doces, elas também criam uma forte dependência.
Fonte: Altamente.org