As amizades são bênçãos que nos ajudam a curar a alma

Quando pensamos nos nossos dois pilares principais, as palavras família e amigos vem à mente automaticamente. A família é fundamental, mas os amigos não são menos importantes são, na verdade, a família que escolhemos.

Abaixo, deixamos um texto de reflexão sobre o valor da amizade, que é algo tão raro que devemos preservar com todo o respeito e carinho:

“As amizades são um dos maiores tesouros que temos nas nossas vidas. Os amigos estão sempre do nosso lado e fazem-nos ver as coisas de forma que sozinhos não conseguíamos. Consolam-nos e mimam-nos quando sofremos desilusões, mas também abrem os nossos olhos e dizem-nos as verdades que mais ninguém tem coragem de dizer. As nossas amizades motivam-nos todos os dias a sermos pessoas melhores. São as grandes responsáveis pela nossa evolução enquanto seres humanos.

As verdadeiras amizades são uma estrada de duas faixas, onde os envolvidos sabem o seu papel na relação, dedicando-se livremente ao outro, sem esperar todos os benefícios apenas para si. Esses relacionamentos prosperam em reciprocidade, empatia, confiança e amor.

Nem sempre permanecemos com as mesmas amizades durante toda a vida. Embora existam pessoas que se mantêm ao nosso lado durante anos e anos, mesmo fisicamente distantes, algumas estão apenas de passagem e ficam só o tempo necessário para cumprir a sua missão e seguir o seu caminho. Mas quando duas almas decidem realmente unir os seus caminhos, nada pode impedi-las.

Durante a vida, mudamos muito. Estabelecemos novos objetivos, sonhos, formas de pensar e viver, mas como em tudo, as relações de amizade também podem mudar. Na juventude, dedicamos muito do nosso tempo aos nossos amigos, mas na vida adulta isso tem tendência para mudar, pois surgem responsabilidades, obrigações e outros fatores como relacionamentos e família, que transformam totalmente as nossas vidas. Temos menos tempo, embora ainda cultivemos no nosso interior um amor profundo por todos os nossos amigos, companheiros de vida.

As amizades requerem cuidado constante, e de uns anos para cá, parece que nutri-las se tornou uma missão cada vez mais complicada. Conciliar todos os nossos compromissos não é nada fácil, mas a vontade de manter as pessoas nas nossas vidas permite-nos criar soluções criativas e benéficas para todos.

A verdade é que, enquanto houver interesse e dedicação mútuos, uma amizade nunca será prejudicada. Os problemas da rotina podem ser resolvidos com uma conversa franca e honesta, como em todos os outros relacionamentos – só não há solução para a falta de interesse.

Seja virtualmente ou presencialmente, as amizades são um tesouro que nos faz mais felizes e completos. Um amigo divide os fardos e compartilha as alegrias conosco. Ele ajuda a curar a nossa alma de tudo aquilo que nos fere e empresta-nos uma perspetiva completamente nova, incentivando-nos sempre a amarmo-nos a nós próprios acima de tudo e a mantermos à nossa volta apenas aquilo que nos inspira. Sejamos sempre gratos às nossas amizades verdadeiras, que nos mostram que a vida vale a pena e que nunca estaremos sozinhos.”