Aprenda como vencer o estresse diariamente!

Por que ficamos estressados?
O estresse ativa um impressionante mecanismo do corpo, que age como uma equipe de emergência. Hormônios são liberados para acelerar a respiração e o batimento cardíaco e para aumentar a pressão sanguínea. Além disso, reservas de glóbulos vermelhos e glicose entram na corrente sanguínea. Essa série de reações prepara você para lidar com a causa do estresse. Depois que a situação estressante passa, seu corpo costuma voltar ao normal. Mas, se essa situação continua, o estresse pode levá-lo à ansiedade ou tensão crônica, como um motor que é mantido acelerado. Por isso, saber lidar com o estresse é essencial para a saúde física e mental.

Como lidar com o estresse
O estresse não é necessariamente ruim. A Associação Americana de Psicologia explicou: “O estresse é para o ser humano o que a tensão é para a corda de um violino: se você deixar a corda frouxa, o som sairá abafado e áspero; se a apertar demais, o som sairá estridente e a corda poderá até se romper. Muito estresse pode matar, mas um pouco pode tornar a vida mais interessante. O segredo é saber controlá-lo.”

'

Além disso, a saúde e a personalidade variam de pessoa para pessoa. O que estressa alguém pode não estressar outro. Mas, se em seu dia a dia você fica tão tenso que não consegue relaxar nem lidar com uma emergência, isso indica que seu nível de estresse não é saudável.

Na tentativa de lidar com o estresse crônico, algumas pessoas recorrem a álcool, drogas ou cigarro. Outras comem compulsivamente ou se tornam sedentárias, passando horas na frente da televisão ou do computador. Esses hábitos não eliminam a causa do estresse e podem até aumentá-lo.

Qual é a causa do seu estresse?
Insegurança — financeira ou outra
Rotina cansativa
Problemas de relacionamento
Acontecimentos traumáticos

Que efeito o estresse tem sobre você?
Problemas de saúde
Esgotamento emocional
Dificuldades para dormir
Depressão
Relacionamentos prejudicados
Como podemos controlar o estresse?

INSEGURANÇA
Ninguém se sente completamente seguro. O que você pode fazer? Tente o seguinte:
• Conte seus problemas a um parente ou amigo de confiança. Inúmeras pesquisas mostram que, quando temos o apoio de quem amamos, as chances de desenvolver distúrbios relacionados ao estresse são menores.
• Não fique pensando no que pode dar errado. Isso vai deixar você esgotado emocionalmente. E pode ser que o que você teme nunca aconteça.
• Aproveite o poder que a oração tem.
ROTINA CANSATIVA
Ir e voltar do trabalho, trabalhar, estudar, criar os filhos, cuidar de pais idosos — essa rotina pode deixar você constantemente estressado. E deixar de fazer algumas dessas atividades talvez esteja fora de questão. Então, como você pode lidar com uma rotina cansativa?
• Tire tempo para relaxar. Descanse o suficiente.
• Estabeleça o que é mais importante para você e tenha um estilo de vida modesto.
PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO
Problemas com outros, especialmente no trabalho, podem gerar muito estresse. Se estiver passando por isso, tente o seguinte:
• Se alguém irritar você, tente ficar calmo.
• Resolva as diferenças em particular e respeitosamente, sem ferir a dignidade da pessoa.
• Tente compreender os sentimentos e o ponto de vista da pessoa. Além disso, você consegue ver a si mesmo como os outros o veem.
• Perdoe. É bonito perdoar e também faz bem à saúde. Como relatado num estudo de 2001, “não perdoar” resulta em “um aumento significativo” da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, ao passo que perdoar reduz o estresse.
ACONTECIMENTOS TRAUMÁTICOS
Perder alguém da família, uma doença grave, perder e outro. O que pode ajudar? Quando não puder se retirar, ou se o evento acabou de acontecer, faça uma pausa mental. Feche os olhos por alguns segundos e imagine-se em um lugar seguro e tranquilo.