Hoje trazemos para você uma receita de conserva de gengibre. Mas antes gostaríamos que conhecesse um pouco da história dessa planta e dos seus muitos benefícios.
A planta tem origem em Java, China e Índia. É uma especiaria conhecida no mundo todo e utilizada, especialmente, na culinária e na produção de medicamentos.
Também tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, com poucas calorias. Possui alguns minerais importantes, tais como: potássio e magnésio.
Agora veja alguns dos benefícios desta planta:
- Reduz cólicas menstruais
- Combater azia e gases intestinais
- Atuar como antioxidante e anti-inflamatório
- Proteger o estômago contra úlceras
- Regula a pressão arterial
- Ajuda a emagrecer
- Melhora a memória
- Combate infecções
- Alivia sintomas de problemas respiratórios
Quantos benefícios, não é mesmo? Esta receita de conversa de gengibre é do site de Ana Maria Braga e criada pelo nutricionista Daniel Cady.
Ingredientes:
2 kg de gengibre em fatias finas;
2 xícaras (chá) de açúcar demerara;
3 colheres (sopa) de sal marinho;
1 litro de vinagre de arroz.
Modo de preparo:
1. Lave o gengibre e fatie em finas fatias (pode ser com a casca mesmo).
2. Em uma panela grande ferva as fatias de gengibre com mais ou menos 3 a 4 litros de água. Desligue assim que começar a ferver e escorra as fatias de gengibre.
3. Aqueça o vinagre junto com o açúcar e o sal até ferver. Desligue e deixe na panela até esfriar e transfira para potes de vidro esterilizados.
4. Caso queira turbinar a conserva, inclua uma colher de sopa de cúrcuma em pó na mistura do vinagre, sal e açúcar antes de aquecê-lo.
5. Consuma até 1 colher de sopa por dia junto com as principais refeições.
Obs. : o consumo excessivo do gengibre pode resultar em hipoglicemia em pessoas com diabetes, e nas pessoas com hipertensão, pode ocorrer a hipotensão. Portanto, procure sempre a orientação de um fitoterapeuta ou um nutriconista de sua confiança.