Um dos maiores inimigos e sua casa é a umidade e ela tomará conta dos lugares mais inesperados. Além das consequências estéticas que a umidade causa em sua casa, como manchas escuras nas paredes (mofo), também pode causar problemas na saúde em sua família. Veja os vários problemas que o mofo pode trazer para a saúde!
Problemas de memória, confusão mental, falta de foco; fadiga, fraqueza, mal-estar pós-exercício; cãibras, dor nas articulações, dores pelo corpo; dormência e formigamento; dor de cabeça; sensibilidade à luz, olhos vermelhos, visão turva; rinite, sinusite, tosse, asma; tremores; vertigem; dor, náuseas, diarreia, alterações do apetite abdominais; gosto metálico; Ganho de peso, apesar do esforço para emagrecer; suores noturnos ou outros problemas com a regulação da temperatura; sede excessiva; aumento do volume da urina.
E o que fazer para combater este mal?
Fique atento a qualquer infiltração de água. A umidade é o maior criadouro de mofos. Casa bem arejada e limpa também é garantia contra o mofo. Por isso é preciso evitar o acúmulo de objetos dentro de casa, assim como tapetes e cortinas, que dificultam a limpeza.
Para remover o mofo dos azulejos do banheiro e cozinha, faça uma mistura de 100 ml de água sanitária diluída em um litro de água. Com a ajuda de uma esponja, esfregue esta solução nos lugares com mofo e deixe agir por cinco minutos; depois, lave com água abundante.
Para remover o mofo do teto e das paredes, o ideal é procurar produtos no supermercado que são específicos para isso. Eles têm um alto poder anti-mofo e limpam totalmente o mofo das paredes e teto.
Antes de passar o produto, limpe o teto ou paredes com a solução de água sanitária (cloro) e água, retire todo o excesso de mofo e aplique o produto anti-mofo no local, deixe agir por um dia e veja o resultado.
Para evitar o aparecimento de mofo nos armários e guarda-roupas, mantenha sempre uma limpeza constante com um pano úmido e um pouco de vinagre, deixe as portas abertas para secarem totalmente e continue o uso normal.
Existe também uma receita (mais natural) para acabar com o mofo usando óleo essencial de melaleuca. Esse óleo é bom para tratar problemas respiratórios, além de combater vírus e bactérias.
Não sabe onde encontra o óleo essencial de melaleuca? Em boas lojas de produtos naturais. Na internet, há lojas virtuais de aromaterapia que vendem o produto. Vamos à receita, que é muito fácil:
Ingredientes:1 litro de água; 5 colheres (de café) de óleo essencial de melaleuca.
Modo de preparo:
1.Misture os ingredientes e coloque num borrifador.
2.Em seguida, aplique a mistura nos móveis, paredes, portas e janelas uma ou duas vezes por semana.
3.Nas superfícies de madeira, borrife num pano e depois passe esse pano na região mofada.
4.Nas paredes, depois de borrifá-las bem, esfregue com uma esponja de lavar pratos. O produto dura em média seis meses.