9 truques para aquecer a casa sem usar o aquecedor

Atualmente o método mais eficaz de combate ao frio é certamente o de aquecedores, mas pode acontecer que não tenha a possibilidade de instalar um sistema de aquecimento em sua residência.

Sabia que é possível aquecer sua casa sem o auxílio de aquecedores? Tudo o que precisa fazer é fazer uma avaliação cuidadosa das necessidades de aquecimento de sua casa, a fim de encontrar a alternativa que melhor se adapte às suas necessidades.

Vamos dar uma olhada em 10 truques alternativos de aquecimento.

Use tapetes
Ao colocar tapetes grossos nas diferentes divisões de sua casa, você será capaz de manter uma boa temperatura, pois eles isolarão muito melhor o local e você não pisará no piso congelado. Pode se poupar de pegar um resfriado e reduzir consideravelmente a sensação de frio. Lembre-se de que é do chão de onde vem a maior parte do frio em casa.

Feche as portas
Com as portas abertas, você terá mais corrente de ar na casa, portanto o calor será distribuído por todo o edifício e não será concentrado no quarto onde você normalmente passa mais horas, como a sala ou os quartos. Tente fechar todas as portas: as dos quartos, do banheiro, da sala de estar… Desta forma, você manterá a temperatura nos quartos.

Lareiras a lenha
Sabemos que nem todas as casas têm uma, mas se tiver a sorte de ter uma lareira em casa, aproveite-a ao máximo. O fogo manterá o ambiente bem aquecido

Use velas
As velas não são apenas para decoração, elas também funcionam como um elemento ideal para distribuir calor em casa, desde que os quartos sejam pequenos. O truque é colocar velas grandes nas diferentes salas de sua casa (sempre em lugares onde não seja perigoso).

Ventile bem a casa, mas por um tempo limitado
Ventilar a casa é essencial, mas tente não fazê-lo por muito tempo ou em momentos em que há pouco sol. É aconselhável ventilar em horários ensolarados e por não mais do que 15 minutos.

Use cobertores
Preencher sua casa com cobertores ajudará você a passar melhor o inverno. Quando você estiver relaxando em seu sofá, assistindo a uma série, filmes ou lendo um bom livro, escolha cobrir-se com cobertores grossos, do tipo que fará você não querer se levantar do sofá!

Fechar bem as janelas
Verifique suas janelas em busca de frestas para evitar a típica sensação de correntes de ar em casa. As janelas são um grande transmissor de frio, portanto, fechá-las adequadamente permitirá que desfrute de uma melhor temperatura dentro de sua casa. Poderá usar também fita adesiva para vedar qualquer rachadura onde o frio estiver infiltrando.

Coloque coisas nas paredes
As paredes vazias também tornarão a sala mais fria. Colocar fotos ou prateleiras com livros ajudará a atingir uma temperatura mais quente dentro de sua casa. Desta forma, gerará uma distribuição de energia através dos objetos e aumentar o calor.

Cortinas grossas
Lembre-se de que as janelas são uma das principais fontes de frio, portanto, o uso de cortinas grossas ou mesmo cortinas de tecido térmico fará com que sua casa fique mais quente.