8 benefícios das passas para a saúde

Seu uso medicinal é justificado por múltiplos benefícios. Ela é um fruto desidratado com concentração de inúmeros nutrientes, dentre eles, vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde corporal.

Pesquisas revelaram que certas substâncias na uva passa tem efeitos benéficos em praticamente todos os sistemas do corpo. Na verdade, as passas têm vindo a ser conhecido como um lanche saudável.

Então, da próxima vez que você for querer comer doces ou chocolates, tente comer passas e levar em consideração os seguintes benefícios para a saúde que eles podem oferecer.

Assim como as uvas, a uva passa possui vitaminas de complexo A e B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, zinco, e o resveratrol, sendo este último um importante polifenol que pode agir com ação anti-inflamatória muito desejada por pessoas que desejam garantir uma melhor qualidade de vida, junto à boa forma.

Veja alguns dos benefícios da uva passa para a saúde:

Fortalece o sistema imunológico:
Um corpo forte é muito importante para reagir positivamente às adversidades externas. A alimentação é a forma mais segura de garantir proteção. A uva passa possui porção significativa de vitaminas de complexo B, e minerais fundamentais para prevenção de anemia, como o ferro. Ela ainda conta com um estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas, o cobre que ajuda a garantir a boa composição sanguínea. A arginina contida na uva passa também pode agir no fortalecimento do corpo, evitando fraquezas e mal estar.

Efeito energético:
As uvas passas favorecem a absorção de minerais e vitaminas importantes para a saúde. Dispondo de mais energia, poderá ser notado o aumento do rendimento físico, tanto nos exercícios, quanto em atividades do cotidiano, beneficiando também trabalho e estudo. É importante ressaltar que diabéticos devem manter controle sobre as porções ingeridas. Uma porção de uva passa pode conter em média 34 gramas de carboidratos e 26 gramas de açúcares, os quais podem se transformar em energia rapidamente.

Auxilia na Digestão:
A uva passa ajuda a manter o movimento intestinal regular, com as fibras varrendo as toxinas e resíduos do trato gastrointestinal. Inúmeras pessoas que sofrem com a dificuldade para perda de peso lidam com problemas durante a digestão. As fibras são importantes nutrientes que contribuem com o processo digestório, pois favorece o funcionamento intestinal. Com efeito laxativo, um dos benefícios da uva passa é que ela reduz a ocorrência de constipação, além de favorecer a absorção de nutrientes, e também apoiar a eliminação de toxinas e radicais livres, evitando as consequências causadas por tais.

Melhora a saúde bucal:
Ao contrário de doces, ela contêm ácido oleanólico, que fornece proteção contra a cárie dentária, e impede o crescimento de bactérias nocivas que podem causar gengivite e outras doenças periodontais.

Melhora a saúde óssea:
É uma excelente fonte de cálcio, que é necessário para fortalecer ossos e dentes. Um micronutriente que é abundante em passas – boro – auxilia na absorção de cálcio e formação óssea. Se você é uma mulher que está na pós-menopausa, uva passa é um bom lanche para você, porque o cálcio e boro presente nela ajudar a prevenir o desenvolvimento da osteoporose.
.
Trata infecções:
A uva passa contém substâncias chamadas fitonutrientes polifenólicos que têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianos. Estes polifenóis, matam as bactérias que causam infecções existentes.

Protege os olhos:
A uva passa pode ajudar a melhorar a saúde de seus olhos pois Fornece vitaminas de complexo A, se inserida moderadamente à alimentação, protege os olhos contra os radicais livres nocivos que podem causar o desenvolvimento de catarata, degeneração macular, cegueira e outros distúrbios visuais.

Cabelos hidratados e com brilho:
Se você deseja manter os cabelos hidratados e com brilho, a uva passa pode auxiliar também para reduzir a queda dos fios. Elas são ricas em ferro, mineral importante para o fortalecimento do organismo de um modo geral. Ele pode fortalecer o couro cabeludo, e ao agir sobre os folículos, possibilita a prevenção da queda dos fios. O fruto seco também contém vitamina C, que é nutriente contribuinte para uma melhor absorção de ferro.