8 alimentos que contêm mais açúcar do que pensa

Obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes… O açúcar é sem dúvida um dos principais inimigos que enfrentamos diariamente, muitas vezes sem sabê-lo.

Este ingrediente comum na dieta de muitas pessoas deve ser limitado, pois pode causar muitos problemas de saúde.

Para reduzir o consumo de açúcar, podemos começar cortando doces. Mas há muitos outros alimentos ricos em açúcar que podem passar despercebidos e que também podem causar complicações ou doenças mais graves.

Sabe quais são os produtos que deve eliminar ou diminuir o consumo em sua dieta diária? Então conheça 8 alimentos com muito açúcar que deve evitar a fim de manter sua dieta o mais saudável possível.

Conservas de frutas
Todas as frutas contêm açúcares naturais. Entretanto, algumas frutas enlatadas são descascadas e conservadas em xarope de açúcar. Este processamento remove a fibra da fruta e acrescenta muito açúcar desnecessário ao que deveria ser um alimento saudável.

O processo de enlatamento também pode destruir a vitamina C sensível ao calor, embora a maioria dos outros nutrientes esteja bem conservada.

Frutas inteiras e frescas são as melhores. Se quiser comer frutas enlatadas, procure uma que tenha sido conservada em suco em vez de xarope. O suco tem um teor ligeiramente menor de açúcar.

Barras de cereais
Para o café da manhã em viagem, as barras de cereais podem parecer uma escolha saudável e conveniente.

As barras de cereais muitas vezes são apenas barras de açúcar disfarçadas. Muitas contêm muito pouca fibra ou proteína.

Cereais matinais
O cereal é um alimento popular, rápido e fácil para o café da manhã.

Entretanto, o cereal que escolher pode afetar muito seu consumo de açúcar, especialmente se comê-lo todos os dias.

Alguns cereais de café da manhã, mesmo aqueles comercializados para crianças, têm muito açúcar adicionado.

Verifique o rótulo e tente escolher um cereal que tenha alto teor de fibra e baixo teor de açúcar adicionado.

Melhor ainda, acorde alguns minutos mais cedo e prepare um rápido café da manhã saudável com um alimento rico em proteínas como ovos, pois comer proteína no café da manhã pode ajudar a perder peso.

Granola
A granola é frequentemente comercializada como um alimento saudável e com baixo teor de gordura, apesar de ser rico tanto em calorias quanto em açúcar.

O principal ingrediente da granola é a aveia. A aveia é um cereal bem equilibrado que contém carboidratos, proteínas, gordura e fibras.

No entanto, a aveia foi combinada com nozes e mel ou outros adoçantes adicionados, o que aumenta a quantidade de açúcar e calorias.

Se gosta de granola, tente escolher uma com menos açúcar adicionado ou fazer a sua própria.

Bebidas esportivas
As bebidas esportivas podem muitas vezes ser confundidas como uma escolha saudável para aqueles que se exercitam.

No entanto, as bebidas esportivas são projetadas para hidratar e alimentar os atletas durante períodos prolongados e intensos de exercício.

Por esta razão, elas contêm altas quantidades de açúcares adicionados que podem ser rapidamente absorvidas e utilizadas para energia.

As bebidas esportivas são, portanto, categorizadas como bebidas açucaradas. Como o refrigerante e o suco de frutas adoçado com açúcar, elas também foram ligadas à obesidade e a doenças metabólicas.

A menos que você seja um corredor de maratona ou atleta de elite, você provavelmente deveria apenas se ater à água enquanto se exercita. É, de longe, a melhor escolha para a maioria de nós.

Suco de frutas e refrigerantes
O suco de frutas contém algumas vitaminas e minerais. No entanto, ao escolher um suco de fruta, escolha um que seja rotulado 100% suco de fruta, pois as versões adoçadas com açúcar podem vir com uma grande dose de açúcar e muito pouca fibra.

Na verdade, pode haver tanto açúcar no suco de frutas adoçado como em uma bebida açucarada como a Coca-Cola.

Ketchup
O ketchup é um dos condimentos mais populares em todo o mundo, mas é frequentemente carregado com açúcar.

Tente estar atento ao tamanho de sua porção ao usar ketchup, e lembre-se que uma única colher de sopa de ketchup contém quase 1 colher de chá de açúcar.

Biscoitos
Os biscoitos são carregados com açúcar para melhorar seu sabor e textura. Os biscoitos contêm farinha refinada, adição de adoçantes, frutas secas, conservantes e aditivos alimentícios. Embora estes ingredientes os tornem mais saborosos, também podem causar danos.

Pão
Um pão de forma macio é uma das opções de café da manhã mais populares em todo o mundo. O pão é feito de farinha refinada, açúcar e fermento.

O consumo de muitas fatias de pão pode levar a um pico nos níveis de glicose e insulina no sangue. O pão simples também tem um alto índice glicêmico.

Fonte: healthline.com/stylecraze.com