7 bons motivos para consumir mais chicória

A chicória é um vegetal que é muito nutritivo e contém muitas propriedades importantes. Entre elas, a baixa quantidade de calorias, seu efeito digestivo e seu conteúdo de betacaroteno, vitaminas e potássio.

Conheça algumas das muitas propriedades da chicória, este poderoso vegetal: 

Ajuda a perder de peso: a chicória contém somente sete calorias a cada porção equivalente a uma xícara e 23 calorias por 100 g, e contribui com a redução do número de calorias ingeridas, mas ainda assim fornece nutrientes necessários ao organismo.

Anti-inflamatório natural: para quem sofre com dores nos músculos e articulações, a chicória pode ser utilizada como um anti-inflamatório para tratar dores musculares e nas articulações.

Melhora o sistema digestivo: a chicória colabora com o bom funcionamento do sistema digestivo. Isso por conta da inulina, que age na redução da acidez do organismo e combate problemas como a doença do refluxo, indigestão e a azia. Por conter um alto teor de fibras, aumenta os movimentos intestinais e promove a secreção dos sucos gástricos. Tudo isso contribui para a melhoria da digestão, a prevenção da constipação (prisão de ventre) e diminuição das chances de desenvolvimento de problemas gastrointestinais mais graves, como câncer do estômago e do cólon.

Coração mais saudável: por conta da presença de inulina em sua composição, a chicória reduz os níveis do colesterol ruim no corpo, que é responsável por doenças como arteriosclerose (doença degenerativa das artérias), pressão alta a e pode aumentar as chances de infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Melhora o sistema imunológico: por conta de seus efeitos antibacterianos e de seus fitoquímicos, que agem como se fossem antioxidantes, e eliminam os radicais livres da corrente sanguínea, e isso diminui o risco do surgimento de doenças graves como câncer e problemas no coração.

Controla a ansiedade e estresse: por conta de seu efeito sedativo, ela reduz a ansiedade, deixa a mente mais sossegada e alivia o estresse. Quem sofre com complicações como ansiedade, estresse e dificuldades para dormir pode tirar proveito da ingestão de chicória. Já o extrato da raiz de chicória também pode ser utilizado como um remédio natural para melhorar a qualidade do sono.

Rins e fígado mais saudáveis: o alimento também é diurético, aumentando a frequência da urina. Isso é bom, porque uma consistência saudável na urina pode auxiliar o corpo no processo de eliminação de toxinas armazenadas nos rins e no fígado, evitando assim o surgimento de doenças relacionadas à retenção dessas más substâncias no organismo. Mas se você não tem problemas para urinar, tenha cuidado ao comer a chicória para não liberar muita água e seu corpo e sofrer com a desidratação.

Obs: não é recomendado gestantes consumir o alimento porque ele pode estimular a menstruação e causar um aborto.

Desfrute os benefícios da chicória fazendo essa receita fácil:

Torta leve de chicória (ingredientes):
2 pés de chicória;
2 unidades de cebola;
1 pitada de orégano;
2 colheres (sopa) de vinagre;
13 colheres (sopa) de farinha de trigo;
3  ovos;
½ copo de óleo;
4 copos de leite desnatado;
colher (sopa) de fermento em pó;
Sal a gosto.

Preparo:
1. Lave bem as folhas de chicória, escorra e pique-as bem fininhos, Corte a cebola em rodelas finas,Misture a chicória com a cebola e tempere com sal, orégano e vinagre, e reserve.
2. Bata no liquidificador a farinha de trigo com os ovos, o óleo, o sal, o leite e o fermento.
3. Espalhe a chicória em um refratário untado e cubra com a massa batida. Leve a torta ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos aproximadamente.

Obs. : Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Consulte o seu médico regularmente.