7 benefícios das folhas da batata-doce que talvez não conheça

É um alimento bastante nutritivo e rico em betacaroteno e vitamina A. Suas raízes são populares pelas propriedades que auxiliam no tratamento de inúmeros problemas de saúde.

A batata-doce, devido aos seus componentes, é um alimento anticancerígeno que ativa o sistema imunológico e renova as células e é livre de gorduras. Sua raiz é constantemente consumida por atletas e pessoas que desejam emagrecer, devido a sensação de saciedade que promove e pelo seu baixo índice glicêmico e baixo nível calórico.

Existe uma parte deste tipo de batata que é rica em nutrientes e benefícios para o organismo, mas geralmente não é aproveitada. Tratam-se das folhas. As folhas de batata-doce são consumidas como espinafre. São uma grande fonte de antioxidantes, Vitamina C,Vitamina A, Tiamina, Riboflavina, Niacina e Ácido Fólico.

Em comparação com outras folhas verdes, que possui mais de fibras dietéticas e nutrientes. Alguns estudos apontam que elas chegam a ser mais nutritivas que o espinafre, por exemplo. Das folhas, pode ser feito um poderoso chá que é um excelente anti-inflamatório e que serve para baixar o nível do mau colesterol.

Este chá das folhas de batata-doce, tem muitos benefícios, Veja:

Doenças do Coração: 
a Vitamina K ajuda a prevenir a calcificação das artérias, que é uma das principais causas de ataques cardíacos. Ela carrega estes males para longe das artérias e não permite que se formem depósitos prejudiciais e rígidos da placa. A Vitamina K é um nutriente vital a fim de reduzir a inflamação. Uma ingestão adequada de Vitamina K ajuda a manter a pressão de sangue saudável e reduz o risco de ter ataque cardíaco.

Densidade dos Ossos: a Vitamina K ajuda a manter o Cálcio nos ossos e reduz as hipóteses de osteoporose. Os estudos mostram que o consumo elevado de Vitamina K pode erradicar a perda óssea em pacientes com osteoporose. A vitamina K é essencial para a utilização de Cálcio para formar ossos. A vitamina K melhora a saúde dos ossos e reduz as chances de fraturas ósseas nas mulheres pós-menopáusicas.

Foto: Reprodução/Google


Durante a menstruação: 
a Vitamina K regula a função hormonal e reduz a dor das cólicas da TPM e dores menstruais. A Vitamina K coagula o sangue e evita o sangramento excessivo durante a menstruação e alivia a dor dos sintomas da TPM. O longo sangramento pode causar mais dores e cólicas durante a menstruação. A deficiência de vitamina K pode agravar estes sintomas.

Para saúde do cérebro: um estudo mostra que a Vitamina K tem um papel essencial no metabolismo dos esfingolipídeos. Os esfingolipídeos têm um papel vital nas ações celulares e auxilia na formação e apoio papel estrutural no cérebro. Uma evidência mostra que a Vitamina K possui propriedades anti-inflamatórias, que impede que o cérebro do estresse oxidativo, que é um dano dos radicais livres. O estresse e danos oxidativos das células contribui para a doença de Alzheimer, câncer, doença de Parkinson, bem como insuficiência cardíaca.

Auxiliam a visão: a Vitamina A ajuda a prevenir a degeneração macular, que é a principal causa de cegueira. Um estudo mostra que a ingestão de Vitamina C, Vitamina A, Zinco, Vitamina E, e cobre ajuda a reduzir as chances de degeneração macular em 25%. Os estudos mostram também que os olhos secos podem ser tratados com uma aplicação de um colírio de Vitamina A que ajuda a proporcionar alívio. A Vitamina A ajuda a abrandar o desenvolvimento da doença de Stargardt, que é uma doença ocular para a perda de visão em pessoas em idade jovem.

Para Saúde da gengiva: 
cáries e problemas gengivais é o resultado do baixo consumo de alimentos em Vitamina C, A, D e K. A ingestão de alimentos ricos em vitaminas solúveis em gordura ajuda a prevenir a doença da gengiva e cárie dentária. Ele também desempenha um papel vital na mineralização dos dentes e ossos. A comida rica em minerais e vitaminas ajuda a eliminar as bactérias presentes na boca e dentes. A Vitamina K trabalha com outras vitaminas e minerais para erradicar as bactérias que danificam o esmalte do dente. Ele também mantém os dentes fortes, fornecendo uma quantidade adequada de minerais.

Excelente anti-inflamatório: 
a Vitamina C possui propriedades antioxidantes que erradicaram os radicais livres do corpo que danifica as células e tecidos. A Vitamina A reduz a probabilidade de alergias alimentares e impede a reação excessiva prejudicial. Ele reduz a inflamação que ajuda a reduzir as chances de doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

Preparo do chá: 
para fazer o chá das folhas da batata-doce é simples e rápido: basta ferver uma xícara de água e depositar uma quantidade pequena das folhas de batata-doce bem picadas, deixar repousar ainda no fogo por cerca de dez minutos e misturar bem. Em seguida, é só coar a mistura e estará pronta para o consumo. É só servir e desfrutar de seus benefícios.

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.