6 usos surpreendentes do amoníaco na limpeza doméstica

O amoníaco (NH3) é um produto excelente para limpeza da casa. Podendo ser usado para limpeza de tapetes, de vidros; eliminar maus cheiros etc.

Amoníaco na limpeza doméstica
Quando usar o amoníaco para limpeza, deve diluí-lo com água para que não fique tão forte. Uma parte de amoníaco para duas partes de água, é suficiente. Também procure ventilar a casa enquanto a utiliza por causa dos vapores que ele emite e em nenhuma circunstância deve misturá-la com outros produtos de limpeza, como cloro ou água sanitária, pois pode aumentar a toxidade do produto.

Limpeza de tapetes

Um dos usos para os quais o amoníaco sempre foi usado é para limpar tapetes e carpetes. É ideal para remover manchas e odores dos tecidos. Com a ajuda de uma escova, em uma área externa, e após ter aspirado bem, esfregue o tapete com uma mistura de amoníaco e água. Então deixe-os secar completamente e aspire novamente, seus tapetes ficarão como novos!

Removedor de óleo de cozinha
Coloque um pouco de amoníaco no local e deixe-o agir por 5 minutos. Em seguida retire-o com um pano. Isso facilitará a remoção da mancha.

Limpeza de vidros e espelhos
Para limpeza de vidros e espelhos, faça uma mistura: 1/4 de álcool, 1/4 de amoníaco e 1/2 de água; coloque-a num spray e borrife. Em seguida seque-o com um pano que não solta pelos.

Móveis estofados
Se tiver cadeiras estofadas, pufes ou sofás que não possam ser retirados do local, pode limpá-los com uma mistura de amoníaco e água.

Coloque água quente e um copo de amoníaco com detergente em uma bacia. Molhe um pano sem pelos, torça-o bem, esfregue nos estofados e deixe-o secar no ambiente, ficará surpreso com os resultados! Também é bom para estofamento de automóveis.

Eliminar os maus cheiros
Se tem toalhas, panos de prato ou roupas que cheiram a mofo, pode usar amoníaco para tentar salvá-las. Você pode adicioná-lo à máquina de lavar durante o ciclo de lavagem ou mergulhá-los em um balde com um pouco de amoníaco.

Também pode usá-lo para remover o cheiro de xixi dos animais de estimação, para lavar suas caminhas ou higienizar seus recipientes de comida.

Limpeza de bancadas de granito
Para limpar tampos de pedra natural, pode borrifa com amoníaco dissolvido em água. Pode usar um pano de microfibras embebido da mistura, porém tire o excesso do líquido, em seguida limpe a bancada.

Obs. : Procure usar sempre luvas durante o manuseio do produto.

Fonte: ahorradoras