5 dicas importantes para cuidar da saúde mental das crianças durante a pandemia do novo coronavírus

É comum as crianças sofrerem com as mudanças repentinas, impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Preocupada com isso, a organização Médicos Sem fronteiras criou uma lista com 5 dicas, em seu site, com o objetivo de ajudar os pequenos neste período.

'

1.Deixe (e ajude) a criança se expressar: é muito importante permitir que as crianças expressem seus pensamentos, inseguranças, medos e ansiedades. Ajude-as a expressar isso de forma lúdica e positiva.

2.Escute-as: neste momento, é fundamental praticar a escuta ativa com as crianças de sua casa. Preste atenção em suas preocupações e dedique algum tempo para confortá-las, oferecer carinho e segurança.

3.Invente novas atividades: passar tanto tempo em casa pode ser entediante, sobretudo para as crianças. Por isso, pense em novas atividades e brincadeiras para desenvolver dentro de casa e praticar com elas.

4.Crie novas rotinas: é normal que as coisas tenham saído um pouco fora de lugar durante o período de isolamento e as outras consequências que essa crise traz. Pense em novas atividades para o dia a dia que possam ter participação das crianças de sua casa.

5.Não esconda o que está acontecendo: mesmo que o contexto atual seja preocupante e complicado, é fundamental ser honesto sobre o que está acontecendo. Utilize uma forma apropriada à idade da criança para explicar a situação.

Fonte: Médicos Sem Fronteiras