4 dicas úteis para cuidar de uma orquídea em casa: uma planta bonita, mas também muito delicada

A orquídea é uma planta de interior muito bela, que confere elegância a qualquer espaço, mas que necessita de bastante cuidado para se manter saudável.

Sendo nativa do sudeste da Ásia, não se adapta facilmente a outros tipos de clima, mas com as técnicas corretas, é possível cultivá-la em casa.

Aqui ficam algumas dicas:

Exposição solar
Orchids Under Glass | Plant in glass, Orchids, Indoor orchids

As orquídeas adoram luz, por isso devem ser colocadas num canto bem iluminado da casa. Porém, não as exponha diretamente – opte por um ambiente com luz difusa.

Como são plantas que se dão bem em climas mais quentes, tente que a temperatura de casa nunca caia abaixo dos 10 a 13° C.

Conforme a variedade da orquídea, até mesmo as raízes podem precisar de luz, no momento de compra, se será necessário usar um vaso transparente.

Poda
Rifiorire le orchidee: ecco il segreto super efficace per una fioritura perfetta nel 2020 | Orchidea, Cura orchidea, Orchidee da giardino

Passados 3 dias da queda das flores, pode cortar o ramo da inflorescência acima do segundo nó, para se certificar que dá uma nova vida à orquídea.

Caso isso não aconteça mesmo depois da poda, corte todo o galho – a orquídea vai florescer de novo.

Fertilização do solo
Como adubar sua orquídea. | ASSORP - Associação Orquidófila de Ribeirão Preto

O solo utilizado para o cultivo da orquídea deve ser escolhido cuidadosamente, pois não pode ser um solo universal simples.

A orquídea precisa de um solo especial para crescer harmoniosamente, e pode encontrá-lo em viveiros especializados.

Rega
Hydroponic orchid growing may prove the solution for an ailing orchid. The method is actually quite easy and fai… | Orquídeas en agua, Cuidado de plantas, Orquideas

A rega é essencial para que a orquídea sobreviva, mas à semelhança dos fatores anteriores, é preciso ter cautela. As orquídeas crescem em troncos num habitat tropical, não tendo as raízes diretamente na água. Por isso, não se deve regar frequentemente.

Verifique o solo mergulhando um dedo sob a camada superficial, para garantir que está seco, e só aí deve proceder à rega das mudas.

É recomendado regar a orquídea pela manhã, tendo sempre cuidado para evitar a estagnação da água.