15 hábitos comuns que podem fazer mal à saúde

Certos hábitos que fazemos normalmente no nosso dia a dia não são muito bons para a nossa saúde.

Ninguém ama ir ao médico e muitas pessoas o evitam ao máximo e vão só em caso de extrema necessidade. Mas o melhor modo de prevenir as idas ao médico é a prevenção. E não estamos falando de tomar vitaminas, mas de mudar alguns hábitos que não são bons para a saúde. Alguns deles contribuem para o mau funcionamento do nosso metabolismo ou são prejudiciais para o nosso organismo.

Veja alguns deles:

1. Trabalhar num escritório:
Ficar muito tempo sentado não faz bem a saúde: faça pequenas e frequentes pausas.

2. Usar muito tempo a mesma esponja:
A esponja pode conter 150 vezes mais bactérias e mofo que uma escova de vaso sanitário. Ela deve ser substituída uma vez a cada 15 dias.

3. Mudar poucas vezes os lençóis:
Assim como a esponja, os lençóis acumulam diversas bactérias: troque o jogo de lençóis todas as semanas.

4. Comer sentado no escritório:
O trabalho já te deixas muitas horas sentados numa escrivaninha, na hora do almoço levante-se, desligue-se por 20/30 minutos e coma.

5. Roer as unhas:
As mãos devem ser sempre lavadas justamente porque são fonte de germes e, principalmente debaixo das unhas, podem ficar diversas bactérias. Então: não roa as unhas!

6. Treinar de manhã cedo depois de se ter deitado tarde:
Fazer exercícios de manhã cedo é uma ótima maneira de começar o dia, mas se, se deitou tarde não é o ideal: deve dormir ao menos 7/8 horas por noite.

7. Comer fora das refeições sem ter fome:
Comer quando não está com fome e não tem nada para fazer não é bom para saúde: vai te deixar só mais lento.

8. Comer com pressa:
Um estudo do Journal of American Dietetic Association descobriu que quem come com pressa gasta menos calorias do que quem come lentamente. Isso porque o corpo demora 20 minutos para entender que está satisfeito.

9. Beber das garrafas de plástico:
Não sabemos onde as garrafas ficaram arrumadas, então é melhor evitar beber do gargalo.

10. Comer tarde a noite:
Comer antes de ir dormir interfere negativamente na digestão, segundo o National Institutes of Healt, e pode favorecer a tendência a ganhar peso.

11. Queimar-se ao sol:
Os dermatologistas dizem sempre: apanhar muito sol sem a adequada proteção e nas horas de sol mais forte é extremamente arriscado para a saúde.

12. Não usar fio dental:
Usar o fio dental evita que a placa se acumule e cause gengivite e mau hálito.

13. Não tomar café da manhã:
Não tomar café da manhã para ‘fazer dieta’ não é bom: o impacto sobre o peso é negativo, porque os níveis de energia e o açúcar no sangue ficam desregulados e vai ter mais fome durante o dia.

14. Beber pouca água:
A água é indispensável para a nossa saúde: a quantidade média recomendada é de 13 copos para os homens e 9 para as mulheres, segundo o Institute of Medicine.

15. Abusar no sal:
O sal também é perigoso para o sistema cardiovascular. Por isso, é melhor não abusar do seu uso.