12 alimentos que causam inchaço abdominal

Sentir que seu abdômen está inchado é uma das sensações mais desconfortáveis e desagradáveis que existe. Na realidade, exceto pelo desconforto que você possa sentir, não há perigo para sua saúde. No entanto, você está dificultando a digestão dos alimentos em seu estômago.

Quais sãos alimentos que causam inchaço abdominal?

Alguns alimentos são digeridos praticamente sem esforço e outros são muito difíceis: provocam gases, acidez, indigestão.

'

Talvez pensemos que os alimentos pobres em nutrientes são os responsáveis por isso, mas nem sempre é o caso. Alimentos saudáveis e leves, como maçãs, legumes ou alguns vegetais também pode causar inchaço abdominal.

Veja a lista dos alimentos que causam mais inchaço:

Maçãs
Ninguém duvida dos benefícios dessa fruta. O problema não são as maçãs em si, neste caso, mas sim a quantidade de fibra que elas têm em sua composição. Como esta fibra é fermentada por bactérias no intestino, produzem gases, inchaço e desconforto.

Pão branco
Tente prestar atenção no tipo de pão que você come. O consumo de trigo, em algumas pessoas, pode causar desconforto no trato gastrointestinal.

Bebidas gaseificadas
O gás contido em algumas bebidas, tais como refrigerantes, é um grande culpado por inchaço e gases às vezes. As bebidas gaseificadas fazem com que você engula mais ar do que deveria e se sinta inchado.

Produtos lácteos
Os produtos lácteos são um dos principais alimentos que causam gases. Isso não significa que não sejam saudáveis, eles contêm muita proteína e cálcio, essenciais para o corpo. É a lactose que os faz parecer piores do que são. Algumas pessoas têm dificuldade de processar a lactose, se você é uma dessas pessoas, experimente laticínios sem lactose e você notará a diferença.

Legumes crus
As couves-de-bruxelas, brócolis ou couve-flor são vegetais muito saudáveis, mas podem complicar sua digestão. São vegetais difíceis de digerir e é isso que causa gás e inchaço no abdômen.

Cereais
O excesso de fibra em alguns cereais, como no caso das frutas, é o culpado do inchaço abdominal. Isso pode significar mudanças e desconforto para seu trânsito intestinal, portanto, tente evitá-las se causarem esse problema.

Alimentos altamente condimentados e temperados
Alimentos com muitas especiarias e condimentos, como pimenta-preta, pimenta-do-reino, noz-moscada, vinagre… Eles podem liberar ácidos no estômago, que o irritam e inflamam, gerando uma sensação desconfortável de peso e inchaço.

Sal
Uma dieta com muito sal faz com que o corpo comece a reter líquidos e, no final, faz com que você se sinta inchado. O controle da quantidade de sal que você ingere a cada dia o ajudará a diminuir e melhorar significativamente sua saúde.

Alimentos com gorduras saturadas
Os alimentos ricos com gorduras saturadas são difíceis de digerir e causam inchaço no estômago, gerando uma sensação de peso.

Este não é o caso de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate ou salmão. Portanto, se você não quer se sentir inchado, é melhor cortar os alimentos processados, cheios de gorduras saturadas, e optar por alimentos frescos e preparados em casa.