10 conselhos úteis para economizar energia em casa

A inovação tecnológica no nosso cotidiano é contínua e, mesmo adotando lâmpadas para economizar, máquinas de lavar que economizam energia e televisões que não gastam quase nada, a diminuição do consumo anual de energia elétrica de uma família é pouca.

Foi por isso que resolvemos dar alguns conselhos úteis para conseguir economizar ainda mais.

'

Cada um de nós pode fazer pequenas mudanças para economizar sem ter que renunciar ao conforto.

Veja aqui alguns conselhos.

Geladeira longe de fontes de calor: devem ficar longe de janelas, estufas e calefação para não precisar trabalhar muito para atingir baixas temperaturas. Além disso, é melhor deixar levemente longe da parede, para garantir que o ar quente possa sair.

Isopor na geladeira: se organizar bem os alimentos dentro da geladeira pode ajudar a economizar: ajuda a encontrar as coisas rapidamente, assim não precisamos deixar a geladeira aberta por muito tempo. Além disso, uma geladeira muito cheia não deixa o ar circular bem e, do mesmo modo, a geladeira vazia pode causar o mesmo inconveniente; para remediar encha os espaços vazios com isopor.

Não pré aqueça o forno: mesmo que a receita peça, geralmente é supérfluo pré aquecer o forno: no momento que você liga já começa a aquecer. Na verdade é necessário desligar o forno um pouco antes, desfrutando do resto do calor para terminar de cozinhar.

Utilizar a tampa: cobrir a panela evita a dispersão de calor de até 30%, permitindo que você economize energia.

Tomadas elétricas equipadas com interruptor: os aparelhos eletrônicos consomem também quando não estão sendo utilizados; por isso, o uso de tomadas com interruptor é uma ótima maneira de economizar na fatura da luz.

Vedar bem as portas: um sistema para reduzir a dispersão de calor em casa nos meses de inverno é vedar bem as portas e janelas.

Toalhas ou bolas na secadora de roupas: outra responsável pelos gastos de luz é a secadora de roupas. Um truque para encurtar o tempo de secagem é aquele de inserir uma toalha seca ou uma bola de tênis: a primeira ajuda a absorver e distribuir a umidade em maneira mais ampla, a segunda suporta a centrifugação.

Ovos e batatas na panela elétrica: a panela elétrica ajuda a economizar energia: consome 50% a menos em respeito a uma clássica panela no fogão. Se cozinhar ovos ou batatas, pode usar a panela de dois modos: aquecendo a água antes de colocá-la na panela ou cozinhar diretamente os alimentos ali dentro.

Cozinhar em torre: um antigo método para economizar energia é aquele de colocar uma panela sobre a outra, desfrutando o resíduo de calor e dispondo os pratos segundo o tempo de cozimento (embaixo aqueles que precisam de mais tempo).

Escolha as bocas do fogão adequadas às panelas: não é verdade que a boca menor gaste menos energia: se a panela é maior, a bobina vai precisar trabalhar mais para aquecê-la e manter a temperatura de cozimento.