10 coisas que seu coração faz por você e talvez não saiba

Imagem: Reprodução

Veja 10 coisas que seu coração faz por você e talvez não saiba. Veja algumas curiosidades e a importância deste órgão vital.

1. O coração humano bate em média 100 mil vezes por dia, 35 milhões de vezes por ano e mais de 2,5 bilhões de vezes ao longo da vida.

2. Bombeia aproximadamente 5,6 litros de sangue por todo corpo três vezes a cada minuto. Por dia, o sangue percorre um total de 19 mil km.

3. O coração de uma criança, por exemplo, é de um tamanho de um punho fechado, de um adulto. Quando se torna um adulta, o coração aumenta de tamanho, equivalendo a dois punhos fechados.

4. O riso é o melhor remédio para o coração. Uma boa gargalhada pode aumentar o fluxo sanguíneo por todo o corpo em 20%.

É um grande impulso para que o sangue circule. Também pode ser o antídoto para o estresse.

5. Se o coração é separado do corpo de uma pessoa, este não para de imediato, mas continua batendo, mesmo não  conectado ao sistema circulatório.

Isto se deve ao fato de o coração produzir seus próprios impulsos elétricos, e aí desencadeiam as batidas.

6. Quando se sofre por amor, diz-se que a pessoa fica com o coração partido. Parece uma metáfora, mas a emoção pode prejudicar a saúde do coração, provocando dores, doenças ou até mesmo parada cardíaca.

Os médicos criaram o termo “síndrome do coração partido”, para esse fenômeno.

7. Ter uma vida ativa, reduz pela metade a probabilidade de adquirir uma doença cardiovascular.

8. Na prática, temos dois corações: o esquerdo bombeia sangue para todo o corpo, ao passo que o do lado direito, leva o sangue aos pulmões.

9. O som das batidas do coração se chama Lup-Dut. O Lup corresponde ao fechamento das válvulas auricoloventriculares. O Dut quando as válvulas semilunares se fecham.

10. O estresse e as segundas-feiras. Os cardiologistas sabem que a manhã de segunda-feira é o momento que ocorre mais ataques cardíacos. Isto se deve ao aumento do hormônio do estresse, cortisol, que aumenta nas primeiras horas desse dia.