O formigamento ou dormência, um fenômeno mais corretamente chamado de parestesia no campo médico, é definido como uma alteração na sensibilidade que ocorre nos membros ou em outras partes do corpo.
A lista a seguir mostra as possíveis origens ou causas deste tipo de problema. Se você é uma pessoa que se identificou com qualquer uma dessas situações, consulte um profissional antes que os danos aumentem.
Origem neurológica
Os problemas neurológicos são aqueles que afetam a condução nervosa, ou seja, o nervo. O nervo é a estrutura responsável por enviar sinais à medula espinhal e ao cérebro para que tudo no corpo funcione de forma ordenada.
Quando um nervo é afetado, por exemplo, devido a uma hérnia de disco, ele não envia os sinais corretamente e produz um sintoma que resulta em dormência ou formigamento em algumas áreas, tais como os braços, pés ou mãos.
Origem vascular
Outro grupo de patologias que podem causar dormência é derivado de problemas vasculares. Entre as patologias que podem causar formigamento ou dormência estão: arteriosclerose, que é um endurecimento das artérias, trombose, que é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento, problemas com a microcirculação (síndrome de Reynaud) e frieiras.contração dos pequenos vasos que existem à superfície da pele, impedindo a circulação do sangue até às extremidades e desta forma, estas zonas tornam-se “mais frias”.
É possível também que esta dormência seja causada por um problema com os calçados. Nos casos em que o calçado não é adequado, é muito apertado ou não cabe no pé, como deveria, pode aparecer dormência, especialmente em um dos dedos dos pés. Isto pode ser muito desconfortável.
Se isto acontecer com o usuário regularmente, deve comprar sapatos que se adaptem melhor à fisionomia de seu pé.
Uma das mais comuns e bem conhecidas é a dormência que ocorre quando uma postura inadequada é prolongada por um longo tempo. Isto faz com que as artérias fiquem comprimidas e deixem de fornecer sangue para o membro.
Se isto ocorrer, é melhor variar a postura e manter uma atividade regular ou moderada para beneficiar o fornecimento de sangue ao corpo.
Embora as causas possam ser diversas, a verdade é que, como já mencionamos, os problemas de circulação são as razões mais comuns para a dormência dos membros, e especialmente dos pés, com frequência.
Fonte: podologiaelenagarcia