Legumes e verduras que você pode plantar em casa a partir das sobras

Aproveitar os restos dos próprios legumes para voltar a cultivá-los e vai ajudá-lo a poupar no mercado.

É normal a gente deitar no lixo um monte de coisas que não comemos, mas também não devemos desperdiçar. Muitas vezes o que nós jogamos fora pode ser reutilizado de diversas maneiras: alguns alimentos podem até ser plantados em casa, produzindo assim, alimentos sem nenhum custo.

Veja aqui alimentos que pode reaproveitar:

        Cebolas

Para fazer a cebola crescer terá que construir um vaso específico: pegue uma garrafa grande de água e faça furos em vários locais para os rebentos das cebolas saírem. Mantenha a terra sempre úmida e em pouco tempo vai ver os brotos das novas plantas. Então pode separar as plantas e colocá-las cada uma num vaso.

    Gengibre

Pode plantar gengibre em casa a partir daquele que comprou (se o mesmo não foi tratado para não germinar): coloque-o horizontalmente em um vaso e cubra com um pouco de terra. Regue regularmente e em pouco tempo vai ver as raízes brotarem.

    Batatas

Deixe a batata num lugar fresco e luminoso por 4-5 dias, até que tenha brotos. Depois corte-a pela metade e coloque em um vaso profundo com muita terra, com os brotos para cima. Mantenha a terra sempre úmida, vai ver que crescerão novas plantas e que as folhas mudarão de cor. Isso significa que as suas batatas podem ser recolhidas.

    Alecrim

Pegue um raminho e tire as folhinhas que ficam mais abaixo e coloque o ramo num copo com água. Troque sempre a água até que se formem raízes brancas. Então é só enterrar o alecrim.

       Tomate

Pegue as sementes do tomate e deixe a polpa secar no sol. Depois poderá separá-la das sementes. Use um copo de plástico para colocar um pouco de terra: enterre as sementes, cubra um pouco e mantenha a terra sempre úmida.

   Couve

 

Corte o fundo e coloque em um prato fundo com água: espere 2-3 dias até quando ela começar a crescer no meio. Então pode transferi-la para um vaso, mantendo a terra sempre úmida.

     Cebola fresca

Quando usar este tipo de cebola na cozinha, conserve a parte do fim com as raízes: coloque em um pote com água por alguns dias e vai ver que a parte central vai começar a crescer. Transfira a cebola para a terra e continue regando.

      Cenoura

Conserve a parte final da cenoura, coloque-a em um prato com um pouco de água. Espere alguns dias, substituindo a água. A parte verde crescerá novamente. Plante, então, em um vaso.

         Alface

Conserve o toco do qual arrancou as folhas, coloque-o em um prato fundo com água: dentro de alguns dias vai ver as folhas que crescem na parte central.