Pedra na vesícula pode ser prevenida ou evitada?

Os cálculos biliares (pedras na vesícula) ocorrem como pequenas pedras sólidas que se formam na vesícula biliar devido a um aumento da concentração de colesterol na bílis ((predominantemente de cristais de colesterol).

Sintomas dos cálculos biliares
A maioria das pessoas que têm cálculos biliares nunca apresenta sintomas. Por este motivo, são chamados de cálculos biliares silenciosos. Às vezes, um cálculo biliar pode passar para fora da vesícula biliar e entrar em um duto biliar. Se um cálculo biliar ficar preso naquela passagem e bloqueá-lo completamente, pode experimentar:

Dor severa na parte superior direita do abdômen.
Dor na parte superior das costas.

Isto é conhecido como um ataque de vesícula biliar. A dor geralmente começa de repente, e dura várias horas. O bloqueio total ou parcial também pode causar irritação e inflamação da vesícula biliar. Se isso acontecer, pode:

Ter dores por várias horas.
Ter febre febre.
Vomitar ou sentir náusea.
Além disso, sua pele pode ficar de cor amarelada: isto é conhecido como icterícia.

Os ataques de vesícula biliar tendem a ocorrer após comer refeições pesadas. É mais provável que elas ocorram à noite. Eles param quando os cálculos biliares se movem e não estão mais alojados no duto. Se o duto permanecer bloqueado por mais de algumas horas, podem ocorrer complicações. Procure um médico imediatamente se sofrer um ataque de vesícula biliar que dure muito tempo.

O que causa as pedras na vesícula?
Os cálculos biliares são causados por desequilíbrios nas substâncias que compõem a bílis.

A maioria dos cálculos biliares (80%) é feita de colesterol. Normalmente, o colesterol é quebrado pelos ácidos na bílis.

Mas uma dieta rica em gorduras pode fazer com que o fígado produza mais colesterol do que os ácidos podem quebrar. Isto faz com que o excesso de colesterol se solidifique.

Outros cálculos biliares são feitos de bilirrubina. A bilirrubina é um pigmento amarelado encontrado na bílis e é formada pela decomposição dos glóbulos vermelhos do sangue. Estas pedras se formam quando há muita bilirrubina na bílis.

Os cálculos biliares também podem se formar se a vesícula biliar não esvaziar completamente.

É mais provável que você desenvolva cálculos biliares se for mulher:

Ter mais de 60 anos de idade.
Ter diabetes.
Ter um histórico familiar de cálculos biliares.
Estiver grávida.
Tomar pílulas anticoncepcionais.
Consumir alimentos gordurosos.
Estiver com sobrepeso ou obeso.

Os cálculos biliares podem ser prevenidos ou evitados?
Na maioria dos casos, os cálculos biliares não podem ser prevenidos ou evitados. Seguir uma dieta saudável, manter um peso saudável e evitar a rápida perda de peso pode reduzir o risco.

Fonte: es.familydoctor.org