Orégano: 6 usos interessantes que você precisa conhecer

O orégano, além de dar um sabor especial na comida, traz benefícios à saúde. O uso constante do orégano ajuda no combate a vários tipos de doenças, como: tosse, doenças do pulmão, dores musculares, indigestão, dores articulares e dor de dente.

Conheça agora alguns dos muitos benefícios desta especiaria:
1.Possui propriedade antioxidante (ajuda a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres). É anti-inflamatório.

2.É antibacteriano. A ação antibacteriana do orégano auxilia no combate à bactéria Helicobacter pylori – principal responsável por úlcera gástrica e duodenal.

3.Estimula a digestão e combate o colesterol ruim, por ser rico em fibras. Possui uma leve ação diurética, isso auxilia na circulação sanguínea e também evita inchaço, variações de peso extremas e dores nas pernas.

4.Quando é utilizado na forma de chá, possui ação expectorante, aliviando tosses. Combate fungos como a cândida, através da substância ativa no orégano, o carvacrol – que possui propriedade de inibir o crescimento desse fungo.

5.Estimula o sistema imunológico, devido à presença de timol.

6.Estudos internacionais descobriram que o orégano como um importante aliado no combate ao câncer.

Pesquisas revelaram que a erva poderia ser utilizada no combate ao câncer de próstata. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, uma substância (carvacrol), induz as células cancerígenas a se autodestruírem.

Recentemente, biólogos divulgaram, também, que ele pode ajudar retardar ou impedir a progressão do câncer em mulheres com esse tipo de câncer.

Obs.: é importante destacar que novos estudos deverão ser feitos para confirmar estes possíveis benefícios da erva no combate ao câncer.

Uso do orégano na alimentação
No mercado, é possível encontrar o orégano na forma de óleo essencial, folhas frescas e, mais comum, folhas secas.

Ele é muito usado em molhos de tomate, berinjela à parmegiana e nas pizzas. Mas ele também pode ser usado no dia a dia na cozinha como tempero em caldos de verduras, em carnes, peixes e ave.

Muitas pessoas têm o costume ainda de temperar a salada com um pouco de orégano. Deve ser inserido no final da receita, assim como os outros temperos.

Evite colocar antes porque as temperaturas altas podem causar perda de propriedades nutricionais.

3 Replies to “Orégano: 6 usos interessantes que você precisa conhecer”