Invejar um amigo é pior que odiar um inimigo

A inveja é um sentimento de ressentimento, antipatia ou ciúme por outra pessoa, seja pelo que ela conseguiu ou apenas pelo que representa.

Uma das invejas mais tóxicas vem dos amigos, porque é muito difícil de identificar. Ninguém gosta nem se orgulha de sentir inveja, por isso as pessoas procuram esconder isso. No que toca a amigos, que no geral têm uma certa influência sobre nós, estes são livres para dizer ou “ajudar-nos” a resolver algumas coisas, e consciente ou inconscientemente, podem acabar sabotando-nos com os seus desejos ocultos.

É muito raro encontrar pessoas que sentem verdadeira satisfação com as conquistas dos outros, mas é fácil encontrar quem fique feliz com as nossas dificuldades. A maioria das pessoas até deseja que os seus amigos estejam bem, mas nunca melhor que elas.

Então, quando ouvimos os nossos amigos, devemos colocar muitos filtros, porque as suas recomendações podem ser alinhadas apenas com o que os faz sentir melhor com eles próprios, e não necessariamente com a nossa evolução.

A inveja é um sentimento muito comum, que pode manifestar de muitas formas diferentes, mas é sempre uma energia negativa. Muitas das pessoas que invejam não conseguem reconhecer que o fazem, o que torna ainda mais difícil lidar com o problema e melhorar como pessoa.

A maior parte passa a vida comparando a sua vida com as dos outros, sentindo-se superior a alguns e inferior a outros. Em vez disso, deviam investir as suas energias no próprio crescimento, nas suas vidas. Aí, deixariam de estar tão conscientes da vida dos outros e tudo fluiria muito melhor para todos.