Conheça 5 alimentos que prejudicam o seu fígado

Excesso de álcool:

O álcool, especialmente o vinho tinto, é conhecido por ter vários benefícios para a saúde. No entanto, como qualquer outra coisa boa, deve ser consumida com moderação. Quantidades excessivas de álcool  enfraquece o fígado. O fígado já é responsável por remover toxinas do seu corpo e adicionar estresse excessivo pode levar a doenças. O fator chave para saber aqui é o que é excesso. A maioria das pessoas sabe que uma noite de bebida pesada diminuirá o processo do fígado e aumentará o estresse, mas o que a maioria das pessoas não percebe é o que é considerado excesso, Para as mulheres, qualquer coisa em uma porção começará a aumentar o estresse no fígado, e para os homens é qualquer coisa em mais de duas porções

Alto teor de sódio:

Alimentos que são muito altos em sódio (sal), como a sopa enlatada, prejudicam seu fígado. Uma quantidade normal de sódio ajuda a regular os fluidos no seu corpo e na pressão arterial. Mas se você está propenso a retenção de líquidos, tente evitar alimentos com alto teor de sódio, pois o sal também pode causar excesso de fluido no fígado.

Açúcares ou xaropes:

O açúcar natural não é tão preocupante  em comparação com os açúcares adicionados (embora quantidades excessivas de açúcar natural também possam ter seus próprios problemas). Quando você come uma quantidade excessiva de açúcar adicionado, seu açúcar no sangue leva um pico maciço, juntamente com seus níveis de insulina, e para equilibrar esses níveis, seu fígado deve entrar em  hiper produção, o que causa maior estresse sobre ele. A frutose (frutose adicionada e a frutose natural), ou qualquer aditivo de açúcar que termina em “ose” são ainda pior, pois causam estresse direto no fígado porque esses açúcares são convertidos em gordura no fígado.

Grãos brancos:
Grãos são divididos em 2 grupos, cereais integrais e grãos refinados. Os cereais integrais contêm todo o do núcleo do grão – o farelo, germe e endosperma. Exemplos de grãos integrais incluem: farinha de trigo integral, farinha de aveia, farinha de milho e arroz integral.

Já os grãos refinados (grãos brancos) são moídos, este processo remove o farelo e o gérmen. Isto é feito para dar aos grãos uma textura mais fina e melhorar a sua vida na prateleira, mas também remove a fibra dietética, o ferro, e muitas outras vitaminas. Alguns exemplos de produtos com grãos refinados são: a farinha branca, a farinha de milho, pão branco e arroz branco.

Os grãos brancos são modificados de forma a remover a fibra, ou reduzir drasticamente a quantidade de fibra, nelas. Assim, esses grãos não têm quase nenhum valor nutricional e funcionam como um açúcar simples, aumentando drasticamente seus níveis de açúcar no sangue e insulina. Como mencionado acima, isso coloca pressão sobre o fígado para equilibrar esses níveis.

Obs>>Este site fala de tratamentos naturais alternativos, portanto não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.