Como fazer o bolo crescer utilizando 7 truques simples

É daquelas pessoas que fica sempre triste e desapontada sempre que vê o resultado final daquele bolo que fez com tanto carinho? Que fica desolada porque a expetativa vs realidade não se concretizou? Pois bem, nada como estar atento a alguns erros e começar a fazer de forma diferente, até porque todas sabemos seguir uma receita e, por conseguinte, fazer um bolo.

Medida: faça exatamente o que a receita diz, tanto na quantidade exata de ingredientes, bem como na forma do preparo. Usar as quantidades certas e ter bons acessórios para o efeito é essencial.

Ingredientes frios: leite, manteiga, ovos e outros ingredientes que estejam na geladeira, é conveniente que sejam retirados com alguma antecedência para que fiquem na temperatura ambiente antes de serem utilizados. Um ingrediente gelado vai fazer com que a massa tenha de ser batida durante mais tempo, uma vez que a resistência para que os ingredientes se misturem é maior. Logo, quanto mais a massa é batida, mais dura ficará.

Misturar ingredientes: tal como com a questão das medidas certas, também alterar os ingredientes de última hora e verificar que não tinha os corretos, vai fazer a diferença. Se a receita diz que é manteiga e não óleo, por exemplo, não é à toa!

Bater o fermento: por norma o fermento é dos últimos ingredientes a ser colocado na massa e um dos grandes aliados para um bolo alto e fofo. Quando acrescentá-lo não continue batendo a massa com a batedeira ou de outra maneira. Ele deve ser envolvido com a ajuda de uma colher, um garfo ou um batedor manual.

Massa com bolhas: isso faz com que o bolo não coza de forma homogênea. Com o auxílio de um garfo pode furar as que ficam visíveis, mas nada como colocar a massa na forma e bater esta suavemente contra uma superfície plana.

Forno: não é à toa que muitas receitas envolvem o pré aquecimento do forno. Serve para se preparar o ambiente para uma cozedura ideal e igual para ter uma massa alta e fofinha. Não obstante, a forma deve ser colocada na grelha do meio e o mais centrada possível. Caso contrário, caso a coloque acima, arrisca-se que o bolo fique cru e queimado por cima ou vice-versa.

Um outro erro que se comete é abrir o forno várias vezes, principalmente nos primeiros quinze minutos. O choque de temperatura faz com que o bolo afunde, portanto, evite fazer isso.

Desenformar: a massa estará firme quando o bolo estiver frio, por isso, desenforme somente quando estiver nessa temperatura, caso contrário corre-se um risco dele se desmontar.