Com estas dicas fáceis vai perder o medo de dirigir!

O medo de dirigir é um mal que chega a atingir mais de 10% dos condutores, principalmente mulheres entre 30 e 45 anos. Mas apesar dessa fobia parecer incurável, ela pode ser vencida.

Mas muitos não procuram ajuda, segundo uma psicóloga, a maioria que procura ajuda são mulheres: “Isso ocorre por dois fatores. Um é que as fobias em geral acontecem mais mulheres do que homens. O outro é porque o homem não mostra essa fobia por conta da zombaria, do preconceito. Muitos preferem dizer que gostam de andar a pé, que usam a bicicleta para ajudar o meio ambiente e coisas assim”.

Entre os sintomas que caracterizam o medo de conduzir estão:
Sensação intensa de estranheza;
Palpitações cardíacas fortes;
Suor excessivo;
Dor no peito;
Sensação de desmaio;
Secura na garganta;
Dor de cabeça;
Pernas trêmulas;
Incapacidade de controlar a respiração;
Enjoo;
Tontura.

O passo mais importante é aceitar que tem o problema, depois disso é procurar ajuda. Mas separamos algumas dicas que podem ajudá-la a perder o medo de dirigir, confira:

Evite pensar no medo de dirigir
Às vezes acabamos pensando demais e dando forças aos nossos medos, por isso para enfrentar esse medo evite pensamentos negativos.

A ansiedade é um dos maiores problemas da humanidade, é ela que faz você pensar em excesso no seu medo.

Uma coisa que pode fazer é começar aos poucos, pode começar apenas tirando o carro da garagem, depois de algum tempo se você sentir mais confiante dá uma volta ao quarteirão e assim vai aumentado o trajeto conforme sinta mais segura.

E aos poucos, coloque pequenos obstáculos, como uma parada na padaria ou no supermercado, assim vai aumentando o trajeto.

Durante esse período, evite ruas movimentadas e procure relaxar ao máximo, coloca uma música agradável e que relaxe, assim sentirá mais confiante.

E uma dica especial é pedir a um amigo ou familiar paciente para acompanhá-la nesses trajetos. O incentivo de ter alguém querido ao seu lado vai ajudá-la a sentir mais confiança.

Voltar para a autoescola
Se não conseguir fazer pequenos trajetos, faça algumas aulas em cursos de condução para habilitados, praticamente todas as autoescolas de condução têm aulas para habilitados, o que mostra que não é o único com problemas.