Cabelo caindo: conheça os principais motivos (e como prevenir)

A queda do cabelo é um fenômeno fisiológico normal, quando limitado a alguns períodos do ano. Mas o excesso pode ser um sinal de algo que não funciona em nosso corpo.

Existem múltiplas causas que podem levar à queda de cabelo, entre as quais podemos citar as seguintes:

Gravidez e parto
Estes são dois momentos cruciais para a vida de nossos cabelos. Embora durante a gravidez não seja tão comum, pois é uma fase em que os cabelos parecem brilhantes e vigorosos, após a chegada do período pós-parto os níveis de estrogênio caem, promovendo a fase de queda. Como grande parte do cabelo cai ao mesmo tempo, o volume da queda do cabelo parece muito mais substancial.

Uso de pílulas anticoncepcionais
As pílulas anticoncepcionais podem causar queda de cabelo em mulheres que são especialmente sensíveis aos hormônios.

Menopausa
Durante esta etapa, algumas mulheres notam uma mudança no volume e na condição do cabelo que parece piorar, e que o cabelo não cresce tanto quanto antes, tornando-se mais fino e seco.

Doença da tireoide
O hormônio da tireoide regula praticamente todos os processos em nossos corpos. Com o hipotireoidismo, nosso sistema torna-se subativo, de modo que nosso metabolismo diminui e infelizmente o cabelo (e a pele) muitas vezes sofrem primeiro. No hipotireoidismo, os cabelos tendem a ser secos, quebradiços, sem brilho e finos, até mesmo os cabelos das sobrancelhas podem cair! Quando o oposto é verdade e há excesso de hormônio da tireoide (doença de Graves), o cabelo também cai.

Alopecia areata
É uma doença autoimune que ataca os folículos capilares, afetando a queda e o crescimento do cabelo.

Infecções do couro cabeludo
Neste caso estamos falando de uma doença do tipo fúngico que causa queda de cabelo e áreas escamosas ou avermelhadas, muito contagiosas, que devem ser tratadas para evitar a queda permanente do cabelo.

Líquen plano e alguns tipos de lúpus
Esta é outra causa da queda de cabelo. É uma inflamação do folículo piloso e, portanto, afeta a saúde do cabelo e seu crescimento, e a queda do cabelo pode ser irreversível.

Medicamentos e tratamentos
Alguns tratamentos e remédios para certas doenças podem causar queda de cabelo, que geralmente não é irreversível, como a quimioterapia, tratamento para a pressão arterial, problemas cardíacos, depressão e artrite. Dependendo da dosagem do medicamento e da duração, ele pode ter um forte impacto sobre a queda de cabelo.

Problemas emocionais
Os problemas emocionais são um fator importante para a saúde de nossos cabelos. Situações de choque, como a morte de um ente querido, situações de estresse constante, assim como aumento e queda de peso, são um gatilho para a queda do cabelo.

Dieta e estilo de vida
Uma dieta deficiente em proteínas, ferro e outros nutrientes também pode levar à queda do cabelo. Um estilo de vida estressante também desempenha um papel na predisposição à queda de cabelo como uma resposta autoimune.

Fatores genéticos
Vários estudos descobriram que homens cujos pais são carecas têm um risco maior de sofrer de calvície de padrão masculino do que aqueles cujos pais não experimentaram esta condição.

Como prevenir a queda do cabelo

Embora seja verdade que, sob certas condições, a queda de cabelo nas mulheres é uma condição inevitável, foi provado que ela pode ser evitada ou retardada seguindo uma rotina meticulosa de cuidados com o cabelo. Aqui estão algumas dicas de como fazer exatamente isso.

Vitaminas para a queda de cabelo nas mulheres
Sem dúvida, uma dieta equilibrada é um dos melhores remédios caseiros para a queda de cabelo. O cabelo depende de uma dieta rica em vitaminas A, B12, C, D e minerais como ferro e zinco para permanecer forte e saudável.

Rotina capilar
A melhor maneira de prevenir a queda do cabelo é mantê-lo nutrido e forte. Para isso, opte por produtos cujas fórmulas visam fortalecer os fios de cabelo e os folículos capilares. Aqueles que contêm colágeno e vitaminas são um bom caminho a seguir.

Elabore um plano para incluir tratamentos semanais de condicionamento profundo, seja com máscaras ou óleos naturais.

Estilos de cabelo mais gentil
Os hábitos diários são a chave para entender como prevenir a queda de cabelo. Desde a maneira como penteia o cabelo ou até o tipo de penteado que usa, tudo isso afeta seus fios de cabelo. Portanto, recomendamos escovar o cabelo suavemente, sempre começando nas pontas para evitar a transferência de nós. Em seguida, continue a partir do meio e finalmente até as raízes. Um creme de modelagem pode facilitar esta tarefa.

Por outro lado, evite penteados apertados porque eles geram tensão e podem causar queda de cabelo devido à tração. E finalmente, reduza ou evite o uso de produtos térmicos. Se precisar usá-los, aplique primeiro um protetor térmico.