7 sinais claros que você pode ter deficiência de proteína

Se ultimamente tem sentido que sua saúde em geral não está boa, então fique atento: porque isso poderia ser um sinal de que seu corpo está precisando desesperadamente de proteína. Seu corpo precisa de proteína para funcionar. É por isso que ela é chamado como o bloco de construção da vida.

E quando este bloco de construção está faltando, seu corpo dá muitos sinais para dizer que precisa deste nutriente, pois a quantidade que consome não é suficiente. Veja 7 sinais que sugerem que você tem deficiência de proteína:

'

1. Aumento da fome
O aumento do desejo por comida e a necessidade de lanches frequentemente entre as refeições podem ser um sinal de que você está com pouca proteína. A proteína é o nutriente mais saciante, o que significa que ela ajuda a mantê-lo sem fome por mais tempo.

2. Fraqueza muscular ou dores nas articulações
A falta de proteína pode levar à perda muscular. Em um estudo, verificou-se que homens e mulheres mais velhos que consumiam uma baixa quantidade de proteína tinham uma maior taxa de perda muscular.

A proteína animal, em particular, é boa para as articulações, pois o colágeno nestas fontes de proteína demonstrou aliviar a dor articular. Um estudo indicou que a ingestão diária de proteína pode aliviar a dor em pacientes com osteoartrite.

3. Lentidão para recuperar lesões
Pesquisas mostraram que precisamos de uma quantidade suficiente de proteína para curar e reconstruir novas células, tecidos e pele.

Um estudo também descobriu que ingerir proteína pode acelerar a recuperação de fraturas do quadril em adultos mais velhos. Ou seja, uma deficiência de proteína pode retardar significativamente seu tempo de recuperação se alguma vez você se machucar.

4. Problemas no cabelo, pele e unhas
Cabelos finos, queda de cabelo, descamação de pele e problemas nas unhas são alguns dos primeiros sinais de que seu corpo pode estar com falta de proteína.

A biotina, uma vitamina B solúvel em água, ajuda a manter nossa pele, cabelo e unhas saudáveis e com boa aparência.

Normalmente, a perda de proteína e a perda de biotina andam de mãos dadas, e é por isso que muitas pessoas experimentam a queda de cabelo quando não consumidas nas quantidades necessárias.

5. Retenção de fluidos
Edema, ou acumulação de fluidos: A proteína desempenha um papel interno que evita o acúmulo de líquido nos tecidos, especialmente nos pés e tornozelos.

O edema também pode causar inchaço no abdômen, com a barriga inchada como sintoma característico. Entretanto, esta condição reflete uma deficiência de proteína bastante severa (e é improvável em países desenvolvidos).

6. Ficar doente regularmente
Doença frequente significa que você tem um sistema imunológico fraco e as células imunes são feitas de proteínas.

Um estudo em particular descobriu que mulheres idosas que consumiram uma baixa quantidade de proteína durante nove semanas tiveram uma resposta imunológica significativamente menor.

7. Confusão mental
Confusão mental, fadiga e falta de concentração podem estar relacionadas à falta de proteínas.

A deficiência em proteínas também pode impactar no humor, ansiedade e no sono.