6 alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade

Existem certos grupos de alimentos, vitaminas e minerais que ajudam a acalmar a ansiedade, eles ajudam na melhoria do nosso humor, fazendo-nos sentir bem, pois vários deles são predecessores do hormônio da felicidade.

Quando os níveis de ansiedade começam a aumentar, devemos prestar muita atenção à tríade do bem-estar: se já comeu, dormiu e se hidratou muito bem.

Esta é uma maneira de avaliar a razão pela qual sua ansiedade aumentou, que geralmente é um produto recorrente da falta de consumo de certos alimentos, então hoje vamos mencionar quais são os alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade.

Como os alimentos ajudam a diminuir a ansiedade?
Uma boa educação alimentar nos fornece o conhecimento de que a ansiedade não só pode ser tratada diretamente com medicamentos, mas que de acordo com sua origem pode ser combatida com o consumo de alguns alimentos específicos.

Geralmente associamos uma dieta à perda de peso ou ao aumento da massa muscular, mas existem dietas específicas para melhorar a visão, para melhorar a aparência da pele e do cabelo ou, neste caso, para diminuir a ansiedade, o que significa que a nível físico e psicológico somos beneficiados ou afetados, dependendo do que comemos.

Entre os muitos alimentos que podemos consumir para melhorar nosso estado de saúde ou para preservar nossa condição física e mental, há alguns que, de acordo com suas propriedades, nos permitem acalmar a ansiedade.

O importante são os nutrientes que estes alimentos contêm, pois uma pessoa com ansiedade precisa relaxar seu sistema nervoso. Consuma:

Alimentos ricos em vitamina B, incluindo cereais integrais.
O consumo de ômega 3, 6 e 9 ajuda a melhorar a função cognitiva, sinapses a nível neuronal e melhora a recuperação do sistema nervoso, reduzindo os sintomas de ansiedade, irritabilidade e distúrbios do sono.
Há também leguminosas que contêm triptofano que ajuda a aumentar os níveis de serotonina.

Os seguintes alimentos são ricos em vitaminas e minerais, especialmente aqueles necessários para combater a ansiedade.

Amêndoas
São ideais para aumentar o humor porque contêm magnésio, zinco, vitamina E e B2. As amêndoas são uma das nozes que contêm ômega 3, e também são excelentes para reduzir o estresse.

Aveia
A aveia é um cereal composto de serotonina que ajuda a relaxar o sistema nervoso, causando a sensação de estar sedado. Este cereal também tem vitamina B, fibra, magnésio, de modo que seu consumo é perfeito para combater a ansiedade.

Iogurte
Sendo um produto lácteo, tem um aminoácido essencial que é o triptofano, esse aminoácido não é possível de ser fabricado pelo organismo, portanto deve ser consumido com alimentos, e o iogurte é um deles.

A forma como o iogurte é feito faz dele um alimento rico em probióticos, o que é vantajoso para o corpo,  promovendo o sono e reduzindo a ansiedade.

Banana
Embora todas as frutas beneficiem o bom funcionamento de nosso corpo, a banana tem uma taxa mais alta de propriedades vitamínicas para o bem de nosso organismo, entre elas há ácidos graxos como o ômega 3 e uma alta porcentagem de magnésio que estimula o relaxamento.

Legumes
Os vegetais são um dos alimentos que devem ser sempre incluídos em nossas refeições por serem a base dos nutrientes de que precisamos, mas os vegetais de folhas verdes são os mais úteis no combate à ansiedade devido ao seu alto teor de magnésio.

Gelatina
A gelatina sem açúcar é composta de 100% de água que hidrata, gera uma sensação de satisfação e saciedade, além de ser um alimento eficaz para diminuir a ansiedade, pois contém glicina que ajuda a controlar alguns distúrbios cerebrais.

Como vai notar, é possível diminuir a ansiedade comendo alimentos ricos em magnésio, vitamina B e triptofano principalmente.

No entanto, se não conseguir reduzir sua ansiedade, deve considerar outros possíveis aspectos emocionais que possam estar influenciando, e também deve consultar um especialista na área.