10 razões para consumir mais açaí

O açaí é uma fruta muito saborosa. Seu consumo pode ser desde o mais simples até receitas mais elaboradas, mas o que muitas pessoas esquecem é que os benefícios do açaí para a boa forma e saúde são muitos.

Vamos ver a seguir os muitos benefícios do açaí.

'

É importante conhecermos as vantagens de adicionar o açaí à nossa alimentação, destacando também seu uso para fins medicinais. Como alimento, o açaí pode ser consumido cru ou em forma de suco. O seu sumo é utilizado comercialmente como bebidas e junto a combinações, principalmente semelhantes a sorvetes.

Diversas formas de fabricação utilizam corante alimentar natural roxo para resultar em uma aparência mais atrativa. O fruto contém produtos químicos que oferecem ação antioxidante. Eles podem ser utilizados para a proteção de células do corpo, reduzindo a possibilidade de ocorrência de oxidação. A ação antioxidante do açaí é semelhante ao efeito da amora, do morango, do mirtilo, da framboesa e até do cranberry.

Bom para o coração: possuindo efeitos semelhantes ao vinho tinto, estudos afirmam que o açaí pode ser rico em antocianinas, que é um tipo de antioxidante de plantas que pode oferecer a capacidade de redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea. As propriedades dos esteróis vegetais também podem contribuir com benefícios cardioprotetores para as células, o que previne contra coágulos sanguíneos, ocasionando o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação de um modo geral.

Previne o câncer: o açaí é rico em ácido oleico, uma gordura essencial que protege contra o câncer de três maneiras: bloqueando os genes que causam a doença; atrasando o desenvolvimento de tumores e fazendo as células da doença se autodestruírem.

É muito bom para a saúde da pele: o açaí contém um alto teor antioxidante. E por esse fator, contribui para a obtenção de uma pele bonita e saudável.

Limpa o Sistema digestivo:
um dos benefícios do açaí, é que ele pode contribuir para a desintoxicação de seu corpo, principalmente por que o fruto contém fibra dietética. Esse efeito pode ser ainda mais significativo se for consumido junto a outros alimentos também ricos em fibras. As fibras da fruta facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, o que garante, entre outros benefícios, uma melhor digestão dos alimentos, ajudando a evitar o acúmulo de gordura.

Deixa as células mais fortes e saudáveis: as antocianinas encontradas no açaí podem desempenhar uma função fundamental no sistema de proteção das células. Elas podem ajudar a manter as células fortes, isso reduz a ocorrência de invasão de radicais livres. Essa função protetora é um dos benefícios do açaí mais importantes para pessoas que estão em dietas restritas ou que possuem deficiências nutricionais.

Tem efeito antienvelhecimento: o efeito antioxidante também contribui para a capacidade de diminuir ou reverter processos semelhantes ao envelhecimento ou danos oxidativos. Esta está entre as propriedades do açaí mais famosas e o motivo de o considerarem um superalimento.

Fornece energia: os benefícios do açaí podem contribuir com a saúde de um modo geral, pois ele oferece energia e resistência, assim ajudando a combater a fadiga e exaustão. Quando você necessitar de um estímulo extra, delicie-se com o fruto e sinta-se mais motivado. É por isso que muitas pessoas consomem açaí antes ou após os treinos de alta intensidade, pois ele pode favorecer ao rendimento durante o treino e se consumido após, pode reduzir a possibilidade de mal estar e desconfortos.

Equilibra os níveis de colesterol: os ácidos graxos essenciais na sua composição, como o Ômega-6 e Ômega-9, além de outras propriedades, fazem do açaí um regulador eficiente dos níveis de colesterol, tanto o LDL (considerado ruim) quanto de HDL (bom colesterol), prevenindo coágulos ou outros danos cardiovasculares.

Melhora na saúde dos ossos e dentes: o açaí pode favorecer a saúde dos seus dentes e ossos, pois ele pode contribuir com quantidades significativas de cálcio. Essa propriedade oferecida pelo fruto pode está associada ao seu uso para a prevenção de hipertensão e osteoporose.

Previne câimbras: a contribuição de potássio oferecida pelo açaí pode um diferencial para evitar os desconfortos ocasionados por má circulação e câimbras. Se conciliado junto aos exercícios físicos e uma alimentação rica em líquidos, o efeito pode ser intensificado, assim reduzindo os impactos de desidratações.