10 melhores alimentos para curar a anemia

A anemia caracteriza-se por uma deficiência no número de hemácias no corpo, seu mau funcionamento ou um nível de hemoglobina abaixo dos valores mínimos necessários para a circulação normal de oxigênio no sangue desde os pulmões até os órgãos e tecidos.

Principais causas
Dieta desequilibrada pobre em ferro
Idade pré-escolar e a adolescência
Gravidez
Hemorragia
Câncer
Infeção pelo HIV
Artrite reumatoide
Insuficiência renal
Utilização de alguns fármacos

Principais sintomas
Tonturas
Falta de ar
Fadiga
Palidez
Vertigem
Batimento cardíaco acelerado

Uma dieta rica em ferro é ideal para combater a anemia. O que comer em caso de anemia? conheça alguns alimentos.

Espinafre
Além de ser altamente nutritivo, o espinafre se destaca por seu alto teor de ferro. Pode ser consumido cru ou cozido, sendo cru a melhor opção para preservar seus nutrientes.

Beterraba
É um alimento com alto teor de ferro e pode ser consumido tanto cozido quanto cru.

Aveia
Rica em ferro. Um copo de aveia fornece 60% das necessidades diárias deste mineral.

Lentilha
Uma fonte muito boa de ferro, apesar de não serem vegetais, devem ser consumidos com alimentos ricos em vitamina C. Também fornecem grandes quantidades de nutrientes que são importantes para a absorção do ferro. Elas também fornecem grandes quantidades de nutrientes que promovem a formação de glóbulos vermelhos.

Ovos
Os ovos são uma rica fonte de proteína e contêm uma grande quantidade de antioxidantes que ajudarão seu corpo a se abastecer de vitaminas. Um ovo grande contém 1 mg de ferro. Portanto, seu consumo diário o ajudará na luta contra a anemia.

Beterraba
Seu alto teor de ferro lhe confere uma grande ação antianêmica. Ela estimula a produção de células sanguíneas na medula óssea.

Carne
A carne bovina e outras carnes vermelhas são ricas em ferro. Além disso, os miúdos tais como: coração, rim e fígado contêm altas quantidades de ferro. Eles também são uma fonte de vitamina B12. O fígado de boi tem mais de 600% da necessidade diária de ferro.

Peixe
Este alimento também ajuda na prevenção da anemia, uma vez que contém ferro. Alguns dos populares peixes gordurosos como o salmão, atum e frutos do mar são ricos em ferro.

Frutas
Maçãs e tomates são ricos em ferro, o que os torna ideais para o tratamento da anemia. Outras frutas que podem ajudar a tratar a anemia incluem ameixas, bananas, limões, uvas, laranjas, figos, cenouras, especialmente se consumidas em grandes quantidades.

Obs. : Procure sempre seu médico.